A onça-parda que fugiu de um recinto dentro Bioparque Zoobotânico de Teresina, nesta semana, não resistiu e morreu após ter sido capturada na noite deste sábado (04). A informação foi confirmada por fontes no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) do Piauí.
O animal foi encaminhado para necropsia na Universidade Federal do Piauí (UFPI), para identificar a causar da morte. A onça havia fugido da noite de quinta para sexta (03), devido o seu recinto ter sido atingido e danificado após a queda de uma árvore de grande porte, devido à chuva com fortes ventos. O felino foi capturado após ter pulado o muro do bioparque nas proximidades do Terminal Rodoviário do Zoobotânico.
As atividades de visitação ao bioparque foram suspensas diante do trabalho de captura interna. De acordo com a administração do Zoobotânico, todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la foram realizados, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais.
Até o momento, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR-PI) e o próprio zoobotânico ainda não se posicionaram acerca do ocorrido.
O Batalhão de Policiamento Ambiental, explicou que a onça conseguiu pular o muro do bioparque e foi visto por populares, que avisaram os policiais. Diante disso, com uso de dardos tranquilizantes e uma rede, o animal foi capturado nas proximidades do Terminal do Zoobotânico, que ainda contou com ajuda de populares.