Motoristas do Transporte Eficiente paralisam atividades em Teresina

Motoristas e cobradores do Sistema de Transporte Eficiente de Teresina fazem paralisação por falta de pagamento na manhã desta terça-feira (7). De acordo com a categoria, veículos estão sucateados e os salários dos meses de dezembro de 2022 e janeiro deste ano estão atrasados.

A paralisação é por tempo indeterminado e, segundo representantes da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), os demais veículos disponibilizados na rede de transporte municipal não possuem condições para atender passageiros com deficiciência física. A Ascamte também reclama que o serviço do Transporte Eficiente está sucateado e os veículos estão em péssimas condições de uso.

Conforme a organização, aproximadamente 18 veículos estão cadastrados no sistema da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), no entanto, apenas cinco estão em circulação. O serviço complementar atende por dia aproximadamente três mil pessoas em Teresina.

"Hoje, o transporte eficiente, destinado para transportar pessoas com deficiência em cadeira de rodas cadastradas na Strans estão parados. A empresa Santa Cruz, que operacionaliza esses veículos, alega que está há quase 3 meses sem receber o repasse da Strans. Carros estão sem combustíveis e motoristas sem receber seus salários. Antes da pandemia, eram 18 veículos e hoje estamos com apenas 5 para atender um público de aproximadamente 3 mil cadeirantes", falou Wilson Gomes, presidente da Ascamte.