Alunos do Centro de Ensino Padre Delfino, localizado na Rua José Simões Pedreira, bairro Mangueira, em cidade vizinha de Teresina, estão recebendo ameaças de morte através das carteirinhas estudantis. Quatro pais registraram Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil após as carteiras de seus filhos serem riscadas com siglas de facções criminosas e ameaças de assassinato com data marcada.
De acordo com o padrasto de um dos estudantes, que preferiu não se identificar temendo represálias, os alunos com perfis mais quietos estão sendo alvos dessa “brincadeira”. Ele informou que os alunos entregam a carteirinha no início da aula para acessarem a escola e a recebem no final do turno. O documento fica guardado em uma caixa, sob cuidado da direção, que é levada até à sala para que o professor faça a entrega no último horário. Quando o o adolescente de 17 anos recebeu, já constavam as ameaças. O fato aconteceu na última sexta-feira (24/06).
Na parte traseira em uma das carteirinhas é possível ler a ameaça datada “vai morrer B.40, tá marcado [nome do aluno borrado], data 20.07.22”. Já na frente, no espaço onde devia ser colada a foto do estudante, está escrita a sigla “PCC” e desenhada uma cruz.
O garoto chegou em casa no final daquela tarde e relatou a situação para a mãe, que retornou ao colégio em busca de explicações junto à diretoria e, em seguida, dirigiu-se à Central de Flagrantes, onde registrou o Boletim de Ocorrência. O caso foi registrado como “Ameaça”, conforme o artigo 147, do Código Penal Brasileiro.