As forças de segurança do Estado estão em diligências para encontrar os nove internos que fugiram da Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis, a antiga CDP de Altos, no Piauí, na madrugada desta sexta-feira (13). Entre os presos, Samuel Cruz dos Santos, apontado como o estuprador de pelo menos três vítimas em Teresina em um período de 48h e acusado de matar um policial militar.
A gerência da unidade penal divulgou nota informando sobre a fuga, mas não deu detalhes de como os detentos conseguiram escapar. Samuel Santos é altamente perigoso. Em 2015, ele foi preso acusado de matar policial do estado do Pará. O crime ocorreu em julho daquele ano na Avenida Miguel Rosa, em Teresina.
Ainda segundo a polícia, Samuel é suspeito de, durante um assalto com seu grupo, realizar o estupro de 14 mulheres em Parauapebas, no Pará, em junho de 2013. Na época, após ser preso, ele também conseguiu fugir da penitenciária cerca de cinco meses depois, com a ajuda de Nilceia de Sousa Silva, vulga Mayra.
De acordo com a Polícia Civil, Samuel Santos estuprou três mulheres em um período de apenas 48h em Teresina. Os crimes ocorreram no bairro Redenção no bairro Esplanada, onde, segundo a polícia, mãe e filha foram estupradas dentro de casa. Ambos casos ocorreram em 2020.
Em coletiva, na época, o delegado do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Daniel Pires, contou que o bandido registrava os crimes usando a câmera do celular. Na época ele usava uma documentação falsa e se identificava como Edivan. Samuel e outros presos seguem foragidos.