MPPI apresenta denúncia contra acusado de estuprar e matar Janaína Bezerra

Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) apresentou denúncia à justiça contra Thiago Mayson da Silva Barbosa, acusado de estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra, no último dia 28 de janeiro, dentro do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. 

Segundo a denúncia realizada pelo promotor João Mendes Benigno Filho, o estudante do mestrado de Matemática deve ser enquadrado pelos crimes de homicídio qualificado, estupro de vulnerável, vilipêndio a cadáver e fraude processual, com pedido de pena máxima, em cada crime. 

inquérito que investigou a morte da estudante de jornalismo, conduzido pela Polícia Civil, através do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), foi concluído oito dias após o crime. O prazo para a investigação encerrava na segunda-feira (6), mas o inquérito foi concluído ainda no domingo (5).

A delegada Nathália Figueiredo declarou que Thiago Mayson, 28 anos,  principal suspeito pelo crime deve responder por feminicídio, por meio cruel e motivo torpe. A investigação também concluiu que o suspeito violentou a estudante sexualmente depois que a jovem já havia falecido. 

Segundo a delegada ele foi indiciado com algumas qualificadoras como estupro, vilipêndio de cadáver, já que segundo os exames, ele fez sexo com a vítima morta e também entrou em contradição no depoimento. O suspeito permanece preso.

"Através da análise de tudo que foi produzido, chegamos a conclusão de homicídio com duas qualificadoras, a titulo de dolo eventual com meio cruel e o feminicídio, pelo menosprezo e discriminação pelo fato de ser mulher, estudo que realmente foi constatado através do laudo, fraude processual, porque através da análise do local de crime foi encontrado uma prova que ele tentou esconder e através do laudo também chegou a conclusão que ele praticou a violência sexual contra a vítima ela já morta", declarou a delegada à época, em entrevista à Rede Meio Norte.