PF apura fraude no Auxílio Emergencial de R$ 50 mi no PI e mais 11 estados

A Polícia Federal de Campinas, em São Paulo, cumpre nesta terça-feira, 07 de fevereiro, 47 mandados de busca e mais dois de prisão preventiva em uma operação contra fraudes no Auxílio Emergencial que chegam a R$ 50 milhões. O alvo é uma organização criminosa com focos em 12 estados e no Distrito Federal. Em Teresina, um mandado de busca e apreensão foi cumprido.

Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas e estão sendo cumpridos no Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Parnaíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

"Após análises de RIFs (relatórios de inteligência financeira) e quebra de sigilos bancários, estima-se que a organização criminosa movimentou valores que ultrapassam os 50 milhões de reais, com mais de 10.000 (dez mil) contas fraudadas.", disse a PF. Foi autorizado o bloqueio de bens e valores encontrados em nome dos investigados.

Cartões bancários, máquinas para efetuar pagamentos e outros objetos foram apreendidos. Os dois mandados de prisão são para Goiânia e Brasília; detalhes ainda serão divulgados.

Ao todo, 37 envolvidos na operação estão sendo investigados pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato e organização criminosa. As penas somadas ultrapassam 22 anos de prisão.