Um detento chamado José Roseno da Silva, de 75 anos, que estava preso na Penitenciária José de Deus Barros, em Picos no Sul do Piauí, foi espancado por outro interno e morreu no Hospital Justino Luz na manhã de sábado (17).
Segundo o diretor da penitenciária, Sinval Hipólito, José Roseno foi espancado por Francisco Ecílio da Silva, quando os dois estavam na enfermaria do presídio, na madrugada de quinta-feira (15). Francisco teria sofrido um surto psicótico e usado o suporte de soro para agredir a vítima.
José Roseno estava passando por um tratamento de saúde havia cerca de um mês na enfermaria da penitenciária. Já o suspeito havia ido ao Hospital Justino Luz na quarta-feira (14), e voltou de lá com uma medicação prescrita e orientação médica para ser levado para a enfermaria do presídio.
Durante a madrugada de quinta-feira (15), os guardas ouviram o barulho vindo da enfermaria, e ao chegar encontraram Ecílio agredindo José Roseno.
O idoso foi logo levado para o Hospital Justino Luz. Na manhã de sábado (17) ele faleceu.
Francisco Ecílio também foi para o hospital durante a manhã. Segundo o diretor, ele tinha ferimentos que foram causados por ele mesmo.
Para o diretor da penitenciária, Francisco agrediu a vítima durante um surto psicótico.
"Acreditamos que foi um surto, porque ele [Francisco] não conhecia Jose Roseno. Não estavam nem com 24 horas que estavam juntos na enfermaria. E Francisco Ecilio está aqui há mais de 3 anos e nunca cometeu nenhum tipo de ato indisciplinado", relatou o diretor Sinval Hipólito.
José Roseno foi sepultado no domingo (18), na sua cidade natal, Caridade do Piauí. O caso é investigado pela Polícia Civil de Picos.