Gestão de Francisco Emanuel em Parnaíba acumula denúncias no TCE e vive clima de instabilidade

A gestão do prefeito Francisco Emanuel começa a enfrentar um ambiente cada vez mais pesado de fiscalização, denúncias e questionamentos administrativos na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Nos últimos meses, o gestor entrou na mira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) por diferentes frentes de investigação.

Entre os alvos da Corte de Contas estão contratos milionários e possíveis irregularidades administrativas na prefeitura, além de suspeitas de favorecimento indevido em licitações públicas. Mais recentemente, uma nova denúncia foi admitida para análise pelo Tribunal, apontando o possível uso da estrutura da prefeitura para promoção pessoal do prefeito em eventos e materiais institucionais.

A pressão dos órgãos de controle já tem gerado punições concretas. Em um episódio recente, Francisco Emanuel chegou a ser multado pessoalmente após o TCE identificar irregularidades na aquisição de livros didáticos. O relatório do tribunal apontou sobrepreço e falhas graves no processo de contratação.

Vácuo na linha sucessória

Para além das questões jurídicas e administrativas, o cenário político parnaibano tornou-se ainda mais delicado após a morte do vice-prefeito Darllan Barros, ocorrida em 2025. A perda precoce deixou a administração municipal sem um substituto direto na chefia do Executivo.

Com o acúmulo de denúncias, investigações em curso e a tensão política crescente, Parnaíba vive um momento de forte instabilidade. Nos bastidores da política local, já se comenta abertamente que, caso o ambiente de crise evolua para problemas mais graves de ordem judicial ou que inviabilizem o mandato do atual gestor, o protagonismo da sucessão administrativa acabará recaindo sobre a Câmara Municipal.