Em decisão divulgada nesta terça-feira (1), o juiz Marcelo Leonardo Barros Pio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) suspendeu a divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos para governador e senador do Piauí. O levantamento foi realizado pelo Instituto Amostragem.
A representação foi proposta pelo Progressistas, que alegou que a empresa representada registrou, junto ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral, pesquisa eleitoral PI – 08757/2022, relativa aos cargos de Governador e senador da República do estado do Piauí, para as eleições gerais/2022, juntando para tanto os documentos exigidos pelo art. 2º da Res. TSE nº 23600/2022, e que a pesquisa apresentou erros materiais graves, que, segundo o partido, comprometem a credibilidade dos dados a serem divulgados, quais sejam.
Em sua decisão o magistrado constatou que o “plano amostral” da pesquisa apresentou erros materiais graves, não estando em consonância com as exigências da legislação eleitoral vigente, descumprindo o inciso IV do art. 2º da Res. TSE nº 23.600/2009, razão pela qual "deve ser suspensa sua divulgação, visando resguardar a transparência e a confiabilidade dos dados a serem divulgados ao eleitorado piauiense”.