Juiz indefere candidatura à prefeitura do município de Murici dos Portelas

Auridea Santos (PTB), candidata a prefeitura do município de Murici dos Portelas, teve o pedido de candidatura indeferido na 33º Zona Eleitoral de Buriti dos Lopes. A decisão é do dia 5 de Março, do juiz eleitoral Carlos da Fonseca Lima Amorim, já a eleição suplementar deve acontecer no dia 13 de Março. 

No ano de 2020, Auridea Santos, que é também ex-prefeita, foi condenada a cinco anos e cinco meses de prisão no regime semiaberto por infrações à Lei de Licitações. O juiz levou em consideração que a ação transitou em julgado e foi proferida por órgão colegiado do Tribunal de Justiça do Piauí. Portanto, em sua decisão que torna a gestora inelégivel, o magistrado levou em consideração fato dela ter condenação criminal em segunda instância. 

De acordo com a a ação impetrada pela oposição, ela não poderia se candidatar em 2020 por ainda ser, na época, esposa do então prefeito do município, Dr. Ricardo Sales. 

A candidata está na chapa da coligação Unidos pela Mudanças e teve o pedido de indeferimento da candidatura realizado pelo PSD, partido onde se encontra a candidata concorrente, Chaguinha da Saúde. Vale lembrar, que a  decisão do juiz ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral.