A Polícia Militar do Piauí iniciou, nesta quinta-feira (29), o envio de tropas que reforçarão o efetivo do interior do estado durante as Eleições deste ano. Ao todo, 5.100 militares atuarão no policiamento da capital e dos demais municípios.
O comandante-geral da Polícia Militar no Piauí, Scheiwann Lopes, destacou que ideia é que os militares contribuam para a garantia do processo eleitoral, com apoio logístico e segurança dos locais de votação e de apuração
“A ordem é o policiamento que chega de reforço já fazer patrulhamento, blitz, ir nos locais de votação verificar as condições dos prédios, se antecipar aos problemas e informar algum problema que possa ter ao Comando Geral”, comentou.
As zonas eleitorais do estado contarão com um major ou coronel da corporação que será responsável por representar o Comando Geral e supervisionar o policiamento. Os militares ficarão nos municípios piauienses até o término do período eleitoral.
“O planejamento foi feito antecipadamente, de forma que garantiu, pra quem quis, porque já sabe desde julho o local que vai trabalhar, a transferência temporária do domicílio eleitoral e a garantia do direito de voto. Pela primeira vez, os policiais irão viajar pro interior e irão votar, mesmo trabalhando”, destacou.
Agentes das outras forças de segurança, como Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, e do Corpo de Bombeiros também foram escalados para fortalecer a segurança. Além disso, 85 cidades receberão tropas do Exército.