Lula é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez neste domingo (30). Ele derrotou Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição, e se torna o 39º chefe do Executivo. 

Com 99,99% das urnas apuradas, Lula contabiliza 50,90%, (60.345.421 votos) contra 49,10% (58.205.943 votos) de Jair Bolsonaro. 

Após 12 anos, o líder da esquerda retorna ao comando do Executivo Nacional com o desafio de reconstruir um país marcado pela forte polarização.

Esta é a quinta eleição do PT para a chefia do país —sempre em segundo turno— e a primeira vez que um presidente no exercício do mandato perde a reeleição.

Lula teve numericamente a maior votação da história —o recorde anterior era dele mesmo, em 2006, com 58.295.042 votos

O ex-presidente construiu em torno da sua candidatura uma frente ampla com dez partidos capitalizando no segundo turno o apoio dos candidatos derrotados Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), respectivamente terceira e quarto colocados na disputa inicial.

O ex-presidente obteve no primeiro e segundo turnos a maior votação percentual no Piauí. No Estado, ele é aliado do ex-governador Wellington Dias (PT) e cumpriu agenda no mês de agosto durante a pré-campanha.