A governadora Regina Sousa comentou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando à União para não rebaixar a nota do Piauí para obtenção de crédito. Ela disse que o Governo Federal fez algo inusitado ao ameaçar rebaixar a nota do Piauí.
Segundo a governadora, a decisão do STF foi justa. "A capacidade de pagamento foi construída com nossa governança e com nossas ações. Foi uma decisão infeliz que anunciaram e que o Supremo Tribunal Federal derrubou", disse Regina.
"Nós conseguimos um benefício. Nós tínhamos direito à compensação de ICMS. Como é que alguns estados iriam receber compensação pela perda de ICMS e nós, não? Então fomos à Justiça para receber a compensação e abater as nossas dívidas", disse, declarando que a União ameaçou diminuir a capacidade de pagamento do Piauí.
A governadora disse também nesta quinta-feira, 18, que ainda não há um relatório completo sobre o quanto o Piauí perdeu com a queda de arrecadação de ICMS. "De julho até agora foram R$ 94 milhões de perda que vai ser compensada com o pagamento da dívida", disse.
Nesta quinta-feira, a governadora recebeu empresários do setor de energia limpa e disse que o Piauí é pioneiro e figura entre os líderes na produção de energia renovável. "Isso é muito bom, pois traz dividendos, empregos e desenvolvimento e nessa reunião discutimos a questão social e estamos pactuando algumas coisas e também tratamos sobre o reflorestamento da área", disse.