Um vídeo do deputado estadual Frederico D'Ávila( PSL-SP) voltou a viralizar nas redes sociais pelo os apoiadores do candidato a presidência, Luís Inácio Lula da Silva(PT). Nas imagens, o deputado fez uma série de ataques ao arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao papa Francisco.
O parlamentar chamou os religiosos de “safados”, “vagabundos” e “pedófilos” (veja vídeo). As ofensas foram dadas em seu discurso na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Dom Orlando Brandes, criticou a disseminação de notícias falsas e o armamento da população brasileira. A declaração foi dada durante o sermão da missa do Dia de Nossa Senhora Aparecida. Apesar de não mencionar o nome do presidente Jair Bolsonaro, o religioso utilizou o slogan do governo federal para afirmar que "para ser pátria amada não pode ser pátria armada".
D’Avila atacou ferozmente a declaração. “Seu vagabundo, seu safado da CNBB, dando recadinho para o presidente [Bolsonaro], para a população brasileira, que pátria amada não é pátria armada. Pátria amada é a pátria que não se submete a essa gentalha”, disse.
O deputado vai além: “Seu vagabundo, safado, que se submete a esse papa vagabundo também. A última coisa que vocês tomam conta é do espírito, do bem-estar e do conforto da alma das pessoas. Você acha que é quem para ficar usando a batina e o altar para ficar fazendo proselitismo político? Seus pedófilos safados, a CNBB é um câncer que precisa ser extirpado do Brasil”, gritou no plenário.
O bispo que já havia entrado em conflito no passado ao condenar, durante a homilia, a política armamentista do atual governo, divulgou uma nota em que faz questão de diferenciar as sete missas oficiais que acontecerão dentro da Basílica de um terço organizado pelo Centro Dom Bosco, um grupo católico ultraconservador.