Lula na COP27: 'Sozinhos estamos vulneráveis à tragédia climática'

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (16) durante discurso na COP27, que o mundo tem "pressa" para que o Brasil volte a participar de negociações sobre o futuro do planeta.

''O planeta que a todo momento nos alerta de que precisamos uns dos outros para sobreviver. Que sozinhos estamos vulneráveis à tragédia climática'', disse ele

"Este convite, feito a um presidente recém-eleito antes mesmo de sua posse, é o reconhecimento de que o mundo tem pressa de ver o Brasil participando novamente das discussões sobre o futuro do planeta e de todos os seres que nele habitam", disse o petista, após ser recebido com aplausos antes de começar seu discurso.

Durante seu discurso, Lula também afirmou que o mundo vive "crises múltiplas", como a crise energética, o aumento da desigualdade e, em sua avaliação, o risco de uma guerra nuclear iminente. "Mas foi nos momentos de crise que a sociedade encontrou força", afirmou.

"Estou hoje aqui para dizer que o Brasil está pronto para se juntar novamente aos esforços para a construção de um planeta mais saudável. De um mundo mais justo, capaz de acolher com dignidade a totalidade de seus habitantes - e não apenas uma minoria privilegiada", acrescentou o presidente eleito.

Combate a crimes "sem trégua". Ao comentar sobre sua equipe de governo que ficará responsável pela área do meio ambiente e mudanças climáticas, Lula disse ainda que seus indicados terão "o mais alto perfil na história" de suas gestões à frente da Presidência.