Lula anuncia novos ministros nesta quinta-feira; veja os cotados

O presidente eleito, Lula (PT), vai anunciar nesta quinta-feira (29) novos nomes para o seu ministério. O futuro governo começará com 37 ministérios, segundo a equipe de transição, e até o momento foram anunciados 21 nomes. Faltam, portanto, 16 titulares.

Entre os cotados aos ministérios, estão nomes como os da senadora Simone Tebet (MDB-MS) para o (Planejamento)e o da deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) para o Meio Ambiente.

Veja, abaixo, esses e mais nomes

Simone Tebet (Planejamento);

Marina Silva (Meio Ambiente);

Renan Filho (Transportes);

Jáder Filho (Cidades);

Carlos Lupi (Previdência);

Carlos Fávaro (Agricultura);

Alexandre Silveira (Minas e Energia);

André de Paula (Pesca e Aquicultura);

Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário);

Juscelino Filho (Turismo);

Paulo Azi (Comunicações).

Guajajara será ministra dos Povos Originários

A deputada federal Sonia Guajajara (PSOL-SP) será a ministra dos Povos Indígenas. Ela já era nome de consenso na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Em razão do apoio de algumas entidades à Joenia Wapichana (Rede-RR), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) apresentou a Lula uma lista tríplice indicada pelo movimento. Além de Joenia e Sonia , Weibe Tapeba era uma das opções. A equipe de Lula chegou também a procurar Eliésio Marubo, procurador jurídico da União dos Povos Indígenas, como uma "terceira via", mas as negociações não avançaram. Sonia vai ser anunciada no início da tarde desta quinta-feira.