Lula faz trocas em cargos das Forças Armadas e promove militares

Nesta quarta-feira (26), o presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, efetuaram diversas substituições em cargos de liderança das Forças Armadas, conforme decretos publicados no Diário Oficial da União. Adicionalmente, dez militares foram contemplados com promoções em suas carreiras. 

Após a última grande reestruturação em maio, as Forças Armadas passaram por novas mudanças, com destaque para a substituição do chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste. Essa recente série de alterações foi implementada agora. 

Veja a lista das mudanças no Exército:

  1. O general Luiz Duarte de Figueiredo Neto foi nomeado chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste.
  2. O general Marco Alessandro da Silva foi nomeado comandante do 1º Grupamento de Engenharia, sendo exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste.
  3. O general Rogério Cetrim de Siqueira é o novo comandante da 7ª Região Militar, sediada em Recife. Antes, ele era diretor de Obras de Cooperação.
  4. O general Flavio Marcus Lancia Barbosa foi nomeado comandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
  5. O general Flavio Mayon Ferreira Neiva foi nomeado subcomandante Logístico, deixando o cargo de chefe de Coordenação de Operações Logísticas.
  6. O general Ulisses Mesquita Gomes assume a chefia de Operações Logísticas, deixando de ser adido à Secretaria-Geral do Exército.