O governador Rafael Fonteles participou, nessa quinta-feira (16), no Sesc Cajuína, em Teresina, do lançamento do livro “Ícone do Diálogo: Uma trajetória na Democracia”. A obra escrita por Carlos Máximo e Francisco Chagas Viana (Chico Viana) conta a trajetória política do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho. A produção também contou com a colaboração do deputado estadual Wilson Brandão e do jornalista Zózimo Tavares.
O livro conta um pouco a história familiar e política do vice-governador, que já foi vereador de Teresina, deputado estadual e, por 18 anos, exerceu o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Carlos Máximo disse que há 40 anos vem juntando o material do livro e que foram cinco anos de pesquisa para a execução da obra. O autor se disse muito lisonjeado em poder acompanhar e escrever sobre o agora vice-governador do Piauí. “Themístocles é a maior ascensão de um político não apenas no legislativo brasileiro, mas na América Latina. Se for feito um estudo, vai ver que ele é o único das Américas a passar 18 anos consecutivos à frente de um poder, o Poder Legislativo”, destacou o escritor.
O vice-governador destacou que esse livro é um momento importante da sua vida e da sua carreira. “Deixa registrado um pouco da minha história. Agradeço ao Carlos Máximo, foi ele quem idealizou, passou cinco anos fazendo pesquisas e hoje está fazendo o lançamento. Então, isso me estimulou para que eu também possa escrever a minha autobiografia. É bom a gente ter essas memórias para contar aos nossos amigos, para aquelas pessoas que gostam de rever nossa trajetória”, declarou Themístocles Filho.
O governador parabenizou o autor e o homenageado e disse acreditar que a bela história construída pelo vice-governador é importante para a literatura política do estado do Piauí. “Themístocles, de fato, tem uma grande habilidade para o diálogo, por isso o bom título para o livro, porque ele realmente tem essa característica, de ser um conciliador, de ter a paciência necessária para ouvir a todos, assim foi como presidente da Assembleia e assim tem sido como vice-governador, nos ajudando a administrar o Estado com esse perfil de muito diálogo, para gerar soluções no ambiente democrático. Na democracia, só é possível avançar com muito diálogo. Ele é um ícone da nossa política, sempre fez política sem agredir, de forma conciliadora e tenho aprendido muito com ele”, disse Rafael Fonteles.