Coluna do Silas: Osmar, o grande articulador!

Depois de coordenar a campanha petista em 2018, o ex-deputado federal, Osmar Júnior, chega ao governo WD como Secretário de Governo com um papel importantíssimo nesse “arrumadinho” que o Índio fará para tentar “salgar” a boca dos aliados. Ao começar pelo ambicioso projeto do PSD de Júlio Cesar e Georgiano, que querem comandar a SDR, pasta com muitos projetos no setor primário. Osmar, terá que controlar o MDB, que briga por mais espaços na infraestrutura das cidades e ainda quer manter o social e a administração hospitalar. O secretário de governo, irá também quebrar a cabeça com o PTB de Janaina Marques, PR de Fábio Xavier e com o próprio PT do governador para “rachar” o que resta. Sem esquecer de manter o tamanho do Progressistas do Cirinho na esfera governamental, pois foi por diminuição de espaços que lá atrás, Nogueira e seu grupo, abandonaram o ex-governador Wilson Martins que, por coincidência ou não, começou  a construir suas sucessivas derrotas. O comunista Osmar, vai ter que se transformar em São Osmar.

Átila fortalecido se alinha a Firmino

Que o deputado federal Àtila Lira, foi decisivo na conquista do comando do PSL no estado para o vereador Luiz André, seu aliado de primeira hora, todo mundo já sabe. Trocando em miúdos e sendo direto, o partido terá a influência de Lira no Piauí. Agora, o que se sabe também é que o presidente nacional do Democratas(DEM), prefeito ACM Neto articula a ida de Átila para o partido lhe dando o comando da agremiação no Piauí ,  e tudo depende apenas de uma segurança jurídica para que o parlamentar deixe o PSB. No final de semana, Átila trocou elogios com o prefeito Firmino, rasgando seda para pasta da educação da capital, demostrando que as siglas que estarão em seu comando, devem estar alinhadas com o Palácio da Cidade.

Governo sem “crédito” Uespi continua em greve

Imagens: Adecesp.

O governador Wellington Dias se reuniu ontem (01), no Palácio de Karnak com integrantes do movimento grevista da UESPI e usou de todo o seu “lero” e habilidade política para mostrar que a Lei de Responsabilidade Fiscal compromete qualquer melhoria salarial no estado. Os Uespianos, saíram da reunião preocupados com o abandono da instituição por parte do governo e por não terem conseguido as condições mínimas de trabalho. Outra observação pertinente é que ninguém na Uespi confia mais no governo e olha que o Índio até o pleito passado era campeão naquela área.

Governadores querem aval para empréstimo

Governadores; Wellington Dias (PT-PI) e Rui Costa (PT-BA)

Os governadores do Nordeste, radicais ao planalto, estão dando sinais de que podem abrandar essa relação. A entrevista do governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao jornal O Estado de S. Paulo, disse que o desgaste do governo do presidente Bolsonaro não interessa a ninguém. Já o governador do Piauí, Wellington Dias, enfatizou durante o evento das PPPs em São Paulo que faz oposição a Bolsonaro e não ao Brasil. Todo esse “doce” dos governadores tem interesse certo,  o aval do governo federal para empréstimos bilionários, onde a bomba dos pagamentos desse empréstimo, ficariam para os próximos governos. O Planalto teria sinalizado ser avalista se os pagamentos começassem ainda nos governos em andamento.

Isso é uma vergonha!

Bem que poderiam abrir um parêntese nas discursões sobre a Reforma da Previdência,  e colocar uma cláusula tirando os benefícios dos parlamentares condenados por corrupção. O deputado Nelson Meurer (PP-PR), condenado a 13 anos e nove meses de prisão pelo STF, recebe aposentadoria especial como ex-congressista de R$ 28.071,52 mensais. Outros parlamentares que perderam o mandato como José Dirceu (PT) e Roberto Jefferson (PTB), também recebem o benefício. O feio é saber que pagaremos esse “prêmio” a corruptos condenados.