Globo exibe direito de resposta do Flamengo no ‘Domingão do Faustão’

Segue a animosidade entre Flamengo e Rede Globo. O programa Domingão do Faustão teve de exibir neste domingo, 16, uma nota de direito de resposta dos dirigentes do clube rubro-negro, que no fim de semana anterior foram criticados pelo apresentador Fausto Silva. Na ocasião, Faustão tratou a postura dos cartolas em relação à tao incêndio que matou dez garotos no Ninho do Urubu  há um ano como “inadmissível e indecente”. A diretoria reagiu e relacionou as declarações do apresentador com o embate entre clube e emissora pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca.

Neste domingo, Faustão voltou a comentar sobre o assunto antes de anunciar a decisão judicial que concedeu aos dirigentes do Flamengo o direito de resposta em rede nacional. “Foi feita uma crítica específica da minha parte com relação à dignidade humana, porque não há nenhuma indenização para a dor de quem perdeu o filho (…) Quando se faz uma crítica, corre-se o risco que as pessoas criticadas podem não aceitar e querer o direito de resposta. Os dirigentes se sentiram desrespeitados e, através de advogados, exigiram o direito de resposta”, afirmou Faustão, deixando claro que seguia ordens da direção da emissora:

A resposta dos dirigentes do Flamengo durou dois minutos. “Mostrando seu total desconhecimento sobre o caso, o apresentador da Rede Globo destilou uma série de acusações infundadas que, além de atacar a honra dos dirigentes, acabaram também por atingir a imagem da instituição Flamengo”, afirmou a diretoria em um dos trechos.

“O Flamengo sempre se colocou à disposição das famílias para celebração de acordos, já tendo celebrado acordo com 20 famílias, restando, apenas seis famílias a serem indenizadas”, completou o grupo liderado pelo presidente Rodolfo Landim.

O clube e a emissora estão em guerra nos bastidores desde o início do ano, quando o Flamengo exigiu receber mais dinheiro do que seus rivais pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca, mas a Globo refutou e os jogos do Flamengo no torneio não são televisionados até o momento.

Na semana passada, o Flamengo relacionou as discussões sobre direitos de transmissão às críticas de Faustão ao dizer que “tamanha agressividade tem como pano de fundo interesses comerciais não atendidos e que se sobrepõem ao trabalho de informar corretamente aos telespectadores. Isto, ao nosso ver, constitui abuso de direito e tentativa de indução negativa da opinião pública, algo inadmissível do ponto de vista moral e ético”.

Globo rebate acusação rubro-negra – Ainda na semana passada, a Globo rebateu o Flamengo e salientou a importância da cobertura isenta da tragédia. “A ilação sugerida pelo Flamengo não tem cabimento. Chega a ser ofensiva. O marco de um ano desde o trágico acontecimento mais do que justifica a recente cobertura, que vem sendo feita por todos os veículos de imprensa. Ao longo de todo 2019, a Globo exibiu partidas do Flamengo em todas as competições que o clube disputou, com uma cobertura à altura da excelente campanha esportiva do clube. E nem por isso deixou de registrar cada nova notícia sobre a tragédia do Ninho do Urubu. A Globo não mistura jornalismo e negócios. Nosso compromisso é com a divulgação isenta das informações do interesse do público”, justificou a emissora, em nota.

Confira na íntegra o direito de resposta lido no ‘Domingão do Faustão’

“Na noite deste último domingo, durante o programa “Domingão do Faustão”, transmitido pela Rede Globo de Televisão, o apresentador Fausto Silva acusou as diretorias – passada e atual – do Clube de Regatas do Flamengo de agirem de forma desrespeitosa nas negociações com as famílias das vítimas do incêndio ocorrido no Ninho do Urubu.

Mostrando total desconhecimento do caso, o apresentador Fausto Silva, sob a desculpa de apoiar uma manifestação de torcedores, destilou uma série de acusações infundadas que acabam por atingir também a imagem da instituição Flamengo.

As injustas e desrespeitosas afirmações do apresentador Fausto Silva demonstram seu total desconhecimento, ou omissão, de todo tratamento sério e responsável que o Flamengo tem adotado nesta que foi a maior tragédia do clube em seus 124 (cento e vinte e quatro) anos.

Ao contrário do que foi afirmado pelo referido apresentador, o Flamengo, desde o primeiro momento após a tragédia, vem buscando amenizar a dor e prestar todo o auxílio possível para os familiares das vítimas, tendo, inclusive, arcado com todos os custos para trazer os familiares para o Rio de Janeiro, incluindo hospedagens, e arcando com todas as questões inerentes aos tratamentos psicológicos dos familiares e demais meninos atingidos pela tragédia.

O Flamengo sempre se colocou à disposição das famílias para celebração de acordos, já tendo celebrado acordo com 20 (vinte) famílias, restando, apenas 6 (seis) famílias a serem indenizadas.

Convém destacar, ainda, que as 6 famílias que ainda não celebraram acordo com o Flamengo recebem, atualmente, uma assistência no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por mês, até que a Justiça decida a questão ou até que sejam celebrados acordos.

É importante que se tenha em consideração que a celebração de acordos não depende, apenas, do Clube de Regatas do Flamengo, mas também das famílias e seus advogados.

Os acordos celebrados envolvem valores muito superiores aos aplicados pelos tribunais brasileiros para indenizações, de forma que demandas judiciais dificilmente concederão às famílias valores mais vantajosos do que os que foram e são ofertados pelo Flamengo.

É lamentável que um apresentador de tamanho renome e representatividade na televisão brasileira venha a proferir insultos e acusações injustas, sem que tenha se informado minimamente sobre a realidade dos fatos.

O Flamengo reafirma sua seriedade e compromisso em prestar toda a assistência necessária às famílias das vítimas e reitera que sempre esteve aberto ao diálogo e assim seguirá até que todas as famílias sejam indenizadas.”

Fonte: Veja