Por engano, EUA deram 1,4 bilhão de dólares em auxílio para pessoas mortas

O Gabinete de Responsabilidade do Governo dos Estados Unidos descobriu nesta quinta-feira, 25, que a administração de Donald Trump entregou mais de 1 milhão de bolsas de auxílio emergencial do coronavírus, no valor de 1,4 bilhão de dólares, a pessoas mortas.

Com pressa de injetar dinheiro na economia, o Departamento do Tesouro se apressou para disponibilizar cerca de 270 bilhões de dólares em pagamentos de estímulo, como parte de um pacote de resgate no valor de 2,6 trilhões de dólares, aprovado em março. Contudo, segundo reporta o jornal americano The New York Times, uma parcela do dinheiro acabou no lugar errado, causando gastos desnecessários para o governo.

Segundo o relatório do gabinete, o erro foi do serviço de receita do governo (chamado IRS). Geralmente, registros de óbito da Administração do Seguro Social são verificados para evitar pagamentos indevidos, mas, no furor de adiantar os três primeiros lotes de pagamentos do auxílio, isso não foi observado.

A falha ocorreu por causa de uma interpretação da lei que autorizou o pagamento da ajuda federal. Foi determinado que a IRS não tinha autoridade legal para negar o crédito às pessoas que declararam imposto de renda em 2019 e registraram-se para retribuição.