Strans alerta motoristas sobre o uso dos corredores exclusivos de ônibus em fase de conclusão

Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), o Corredor Leste, no trecho que compreende a Avenida Presidente Kennedy, está em fase de finalização e deverá começar a funcionar em maio. No entanto, os motoristas e motociclistas que transitam pela Avenida questionam sobre a utilização dos trechos exclusivos para os ônibus coletivos.

Como as obras ainda estão em fase de conclusão, muitos condutores estão transitando pelos corredores ou faixas exclusivas, e as dúvidas giram em torno sobre a aplicação das multas. Nesses casos, a Strans afirma que os motoristas que circularam pelos locais durante a fase de serviços, não foram autuados. No entanto o órgão alerta que não é aconselhável o tráfego pelo local.

“Em relação ao uso do Corredor Leste da Avenida Presidente Kennedy, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos (STRANS), informa que o trecho ainda está em obras, por isso, não é aconselhável aos condutores trafegarem no local. A fiscalização terá início quando o serviço for finalizado e o corredor entrar em funcionamento.”, informou a Strans.

A informação, também vale para os outros pontos de Teresina que ainda estão em fase de conclusão.

Aplicação de multas

Nos corredores exclusivos para ônibus não é permitido a circulação de veículos, em nenhuma hipótese, nem que seja para fazer uma ultrapassagem. Os condutores que desobedecerem à regra poderão ser notificados com base no Artigo 184, inciso III, que corresponde a uma multa gravíssima, no valor de R$ 293,47, e sete pontos na carteira de habilitação.

No caso da circulação nas faixas exclusivas, os veículos podem circular apenas para ter acesso aos lotes, caso transitem por mais de duas quadras, estarão sujeitos a notificação e multa também no valor de R$ 293,47 mais sete pontos na CNH.