Siga as Redes Sociais

Brasil

‘Educação não é caridade’, diz Barack Obama em palestra no Brasil

Redação Encarando

Publicado

em

O ex-presidente dos EUA Barack Obama veio ao Brasil participar do evento Vtex Day, voltado para o mercado de tecnologia e inovação, nesta quinta-feira (30).

Em palestra para um auditório com mais de 10 mil pessoas na plateia e mais 5 mil assistindo por transmissão em telões, Obama falou sobre novas tecnologias, sobre o cenário econômico e sobre educação.

“Educação não é caridade, não é um favor aos pobres. Se você investe em educação, está dando oportunidades e fazendo seu mercado mais rico e as suas empresas se tornam mais bem sucedidas”, afirmou.

Obama ainda se mostou otimista sobre o futuro no mercado de trabalho. “As máquinas vão fazer os trabalhos repetitivos, mas só as pessoas podem pensar e inspirar. Por isso temos que motivar os jovens a serem criativos. Os países que fizerem isso da melhor forma serão os mais bem sucedidos”, garantiu.

O ex-presidente deu o exemplo da China que desenvolveu um grande programa de educação que forma milhares de matemáticos, cientistas e engenheiros por ano.

Além disso, o ex-chefe da Casa Branca criticou a corrupção. “Se há corrupção, não vai haver um bom mercado. Para isso é preciso ter Lei, transparência, prestações de contas, infraestrutra, investimento em escolas, tudo isso gera bons negócios”.

O valor da diversidade

Obama, que foi o primeiro presidente negro dos EUA, também destacou a importância da diversidade em locais de poder e decisão. “Eu sabia que tomaria boas decisões se tivesse pessoas na minha equipe com quem eu discordasse. A presença de mulheres é fundamental”, afirmou o ex-presidente. “Se houver apenas homens que pensam da mesma forma, as lideranças acabam perdendo informações”, concluiu.

Ele argumentou que o sucesso depende das oportunidades — e que as oportunidades muitas vezes são desiguais — e dos talentos que a pessoa possui. Assim, quanto mais talento, mais chances de progredir na carreira.

“O mesmo acontece com o Brasil. Se você não inclui os negros e as mulheres, você está deixando talentos para trás”, disse.

Sustentabilidade para o futuro

Obama demonstrou preocupação com o futuro do planeta, chamando atenção para a proteção do meio ambiente.

“Nós precisamos crescer e ter sustentabilidade. Não adianta ter uma realidade virtual perfeita e a realidade verdadeira estar devastada”.

Combate às desigualdades

Para Obama, o atual modelo social pode estar à beira de um esgotamento. “Quando você alcanca uma certa estabilidade financeira (casas, filhos e emprego) mais dinheiro do que o necessário para manter isso não vai te deixar mais feliz”, alegou.

Ele assegurou que as pessoas mais ricas, que sequer conseguem gastar todo o dinheiros que tem, precisam “reprojetar a mente” e usar seu poder de influência para ajudar e incentivar outras pessoas.

Por fim, ele confessou: “o que me faz feliz é sentar com as minhas filhas e rirmos juntos. Ou sair de mãos dadas com a Michele”.

A feira reune profissionais de grandes empresas para discutir inovação e transformações digitais. A programação conta mais de 100 palestrantes confirmados e com a apresentação de mais de 50 cases de empresas nacionais e estrangeiras.

O evento

O Vtex Day está em sua 7ª edição e acontece nos dias 30 e 31 de maio. Cerca de 15 mil participantes devem passar pelo pavilhão da São Paulo Expo, na capital paulista, para acompanhar palestras e workshops voltados para o mercado de tecnologia.

Fonte: R7

Brasil

Quadrilha toma ruas e assalta bancos em Cametá, no Pará, em ação parecida com a que ocorreu em Criciúma

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Uma quadrilha tomou as ruas de Cametá (PA), a 235 km de Belém, no começo da madrugada desta quarta-feira (2), para assaltar bancos. Moradores relataram em redes sociais uma noite de terror. Um morador da cidade identificado como Alessandro de Jesus Lopes foi morto pelos assaltantes após ser feito de refém. Outro morador foi atingido na perna por arma de fogo, está internado no hospital da cidade. 

A ação tem características semelhantes à registrada em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, na madrugada desta terça (1º), em que uma quadrilha também fez ataques pelo município em ação para assaltar uma agência bancária. 

Assim como ocorreu em Criciúma, a quadrilha que atacou Cametá também usou reféns como escudos para se locomover pelas ruas da cidade. As pessoas foram capturadas em bares. Os criminosos atiraram para cima durante mais de uma hora. O grupo usou armas de alto calibre e explosivos. 

Um quartel da Polícia Militar (PM) foi atacado, impedindo a saída dos policiais. Esse método também foi utilizado pelos homens que levaram terror a Criciúma.

“Muita gente estava assistindo ao jogo, os bares estavam lotados”, diz Márcio Mendes, morador da cidade, em entrevista a GloboNews. “Renderam as pessoas e levaram para frente da base da Polícia Militar.”

Segundo o Governo do Estado o alvo dos assaltantes seria uma agência do Banco do Brasil que fica no prédio da Câmara dos Vereadores e ficou destruída. 

Os bandidos deixaram a cidade por volta de 1h30. Segundo a PM, o grupo fugiu usando carros e barcos – a cidade fica às margens do Rio Tocantins. Ainda não se sabe o que foi levado, qual é o tamanho da quadrilha e se alguém foi detido. 

Por volta das 2h, o prefeito da cidade pediu que as pessoas ficassem em casa. “Nossa cidade sempre foi pacífica”, escreveu Valente. 

Cametá é uma das 10 maiores cidades do Pará, com cerca de 136 mil habitantes, segundo o IBGE.

O governador Helder Barbalho (MDB) disse está a caminho do município para acompanhar as investigações. 

“Já estou em contato com a cúpula da segurança pública do Estado acompanhando as providências que estão sendo tomadas neste episódio, no município de Cametá. Não mediremos esforços para que o quanto antes seja retomada a tranquilidade e os criminosos sejam presos. Minha total solidariedade ao povo cametaense”, escreveu governador.

Em 2020, o estado registrou ao menos dois outros assaltos semelhantes: um em Ipixuna do Pará, em 30 de janeiro, e em São Domingos do Capim, em 3 de abril. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, “praticamente todos os envolvidos” foram presos.

Fonte: G1

Continue Lendo

Educação

MEC determina volta às aulas presenciais a partir de janeiro

A medida vale para as instituições federais de ensino superior.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Diário Oficial da União publica, nesta quarta-feira (2), portaria do Ministério da Educação (MEC), determinando que instituições federais de ensino superior voltem às aulas presenciais, a partir de 4 de janeiro de 2021. Para isso, as instituições devem adotar um “protocolo de biossegurança”, definido na Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, contra a propagação do novo coronavírus (covid-19).

O documento estabelece ainda a adoção de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, que deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”.

O texto da portaria diz, também, que as “práticas profissionais de estágios ou as que exijam laboratórios especializados, a aplicação da excepcionalidade”, devem obedecer as Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), “ficando vedada a aplicação da excepcionalidade aos cursos que não estejam disciplinados pelo CNE”.

O documento estabelece, que, especificamente, para o curso de medicina, “fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo CNE”.

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Saúde

Piauí registra 10 óbitos por COVID-19 em 24h

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta terça-feira (01), que o estado do Piauí registrou em 24h, 10 óbitos e 743 casos de COVID-19. O estado já registrou casos 128.432 confirmados e 2.644 mortes.

Seis homens e quatro mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Elas eram naturais de Avelino Lopes  (84 anos), Canto do Buriti (67 anos), Capitão de Campos (65 anos) e Itaueira  (70 anos). Já os homens eram de Angical do Piauí (89 anos), Barras (81 anos), Bela Vista (86 anos), São João do Piauí (72 anos), São Pedro do Piauí (67 anos) e Teresina (61 anos). Duas das vítimas  não possuíam comorbidades.  

Os casos confirmados no estado somam 128.432 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.644 e foram registrados em 197 municípios. 

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat