HUT abre protocolo de morte encefálica de Gabriel Brenno

A equipe médica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), informou que abriu um protocolo de morte encefálica do estudante Gabriel Brenno Nogueira, de 21 anos, baleado na nuca quando saía da pensão onde mora, na rua Paissandu, no Centro de Teresina, na manhã de quarta-feira (17).

De acordo com a assessoria do HUT, os médicos apontaram a suspeita de morte encefálica, por isso, o pedido foi protocolado. O procedimento é composto por dois clínicos e um de imagem, que serão realizados até sábado (20).

Gabriel deu entrada no hospital no dia 17 de julho, às 7h42. Imediatamente, foi encaminhado para o centro cirúrgico, onde passou por uma cirurgia neurológica para reparar os danos causados pela bala e drenar o hematoma.

Leia a nota na íntegra!

O paciente Gabriel Brenno Nogueira da Silva, 21 anos, deu entrada no dia 17 de julho, vítima de arma de fogo na região da cabeça próximo a nuca. Imediatamente foi encaminhado para o centro cirúrgico onde passou por cirurgia neurológica para reparar os danos causados pela bala (drenar o hematoma diminuindo assim a pressão intracraniana). Após ser findado o prazo de 24 horas da realização da cirurgia, por conta do uso de sedativo, a equipe de saúde que acompanha Gabriela realizou uma reavaliação de seu quadro de saúde. Diante da suspeita de Morte Encefálica a equipe decidiu abrir o Protocolo de Morte Encefálica. Esse protocolo é composto por três exames (dois clínicos e um de imagem), que devem ser realizados no prazo mínimo de 24 horas após sua abertura. É importante esclarecer que a abertura desse protocolo não é uma confirmação do quadro de ME, mas si a aplicação de testes e exames que irão confirmar ou não se o Gabriel ainda apresenta atividade cerebral.