Defesa Civil alerta para risco de enxurradas e inundações em mais municípios do Piauí

A Secretaria de Estado da Defesa Civil alertou para “risco alto” de inundações e enxurradas em mais três municípios do Piauí, com base em dados divulgados pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais, nessa terça-feira (10). São eles: Buriti dos Lopes, São José do Divino e Caxingó.

Em Buriti dos Lopes, o risco de inundação atinge aproximadamente 600 moradias, pelo aumento do nível das águas do Rio Parnaíba e seus afluentes, podendo atingir a zona Rural do município, nas localidades Barra do Longá, Vila Iracema, Passagem Canoa, Ponte Jandira, Várzea do Simão e Vila São Remígio.

A elevação dos rios Longá e Piracuruca colocam em risco principalmente os bairros Centro e Bom Jesus, em Caxingó, onde cerca de 98 moradias estão localizadas em áreas em risco. Em São José do Divino são 100 moradias que ficam nas localidades do Centro, Triunfo, Botaque e Brancas.

Em Luzilândia o risco é “moderado”, o que não descarta a possibilidade de inundações, que podem colocar em risco 800 moradias.

Em Barras, Esperantina e Batalha, a cheia dos rios Marataoan e Longá já deixaram dezenas de famílias desabrigadas.

A Defesa Civil destaca que os Planos de Contingência municipais devem ser colocados em prática no intuito de verificar os riscos e encontrar um local seguro para a população.