Siga as Redes Sociais

Piauí

Piauí é o único estado do País com registro de febre Nilo Ocidental

A febre do Nilo Ocidental pode ser transmitida ao homem através da picada de mosquitos infectados com o vírus.

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), confirmou o segundo caso da doença neurológica pelo vírus da febre do Nilo Ocidental. Os dois casos foram registrados na região de Picos-PI. O primeiro, aconteceu no ano de 2014, quando o agricultor Francisco Raimundo de Lima apresentou um quadro de encefalite e foi notificado como suspeito.

O diagnóstico mais recente foi realizado em uma jovem, que vive na zona Rural de Picos.

“O caso corresponde a uma jovem residente na zona rural de Picos – PI que sofreu um quadro de paralisia muscular flácida aguda, em 2017. A paciente esteve internada no Hospital Universitário da UFPI – quando então foi aplicado o protocolo de investigação padrão para diagnóstico de doenças neuroinvasivas implantado pela SESAPI, recebeu tratamento e recuperou-se por completo. Os exames foram coletados à época, mas o Ministério da Saúde liberou os resultados apenas no início de 2019, indicando a presença de anticorpos neutralizantes contra o vírus no sangue da paciente”, informou a Secretaria.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Piauí foi o único estado do Brasil a apresentar a doença.

O que é a Febre do Nilo Ocidental?

A febre do Nilo Ocidental pode ser transmitida ao homem através da picada de mosquitos infectados com o vírus a partir de aves migratórias (silvestres) infectadas. Não ocorre transmissão pelo contato inter-humano e nem pelo contato com cavalos. A maior parte dos indivíduos infectados não apresenta sintomas e os casos de comprometimento neurológico são excepcionais. As medidas de prevenção são semelhantes àquelas indicadas contra a dengue, Zika e chikungunya.

Piauí

Três pessoas da mesma família morrem afogadas no Rio Parnaíba em União

Avatar

Publicado

em

Três pessoas da mesma família morreram afogadas na tarde desse domingo (20) no Rio Parnaíba, no município de União. Informações preliminares dão conta que as vítimas foram Rogério, e os dois filhos, identificados como Lucas e Luan.

O fato foi confirmado pelo capitão Miguel Luz, comandante da Polícia Militar de União. Conforme populares, cinco pessoas atravessaram até a “Crôa” do Rio para jogar bola. Mas, a bola acabou caindo na água e, na tentativa de resgatar o objeto, as três vítimas acabaram se afogando.

Até o momento o corpo das vítimas ainda não foram localizados.

anch

Continue Lendo

Teresina

FMS registra 110 novos casos e seis mortes por Covid-19 neste sábado (19)

Avatar

Publicado

em

O Boletim do Centro de Operações em Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina registrou neste sábado (19) mais 110 casos de Covid-19, além de seis mortes em decorrência da doença. Agora, a capital contabiliza 29.855 casos, 984 óbitos e 13.060 pessoas recuperadas desde o início da pandemia, em março deste ano.

Dos seis óbitos, cinco ocorreram dia 18/09 e outro no dia 19/09. Foram quatro mulheres e dois homens. Os óbitos foram de pessoas entre 64 e 79 anos. Apenas uma das pessoas não apresentavam comorbidades, mas tinha idade avançada. Os demais apresentavam doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, imunodepressão e neoplasia.

Segundo dados da FMS Teresina, a taxa de letalidade da Covid-19 indica em percentual a severidade da doença. No período de março/agosto de 2020 essa taxa foi de 3,4%, mais elevada que a do estado do Piauí que está em 2,3% e do Brasil que é de 3,1%, no mesmo período. Os dados indicam acumulado de óbitos de residentes em Teresina, com aumento entre os dias 24 e 26 de junho e em seguida decréscimo lento após a segunda semana de julho.

A distribuição dos óbitos em residentes por faixa etária mostra que mais de 70% ocorrem acima de 60 anos. Permanece o registro de apenas um óbito por Covid-19 em menores de 20 anos. 80% desses óbitos estava relacionados à presença de comorbidades. “Observamos que as principais comorbidades relacionadas aos óbitos por Covid-19 foram cardiopatias, incluído hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e outras”, afirma a médica Amparo Salmito.

Continue Lendo

Piauí

Vereador de Campo Maior morre vítima de câncer em Teresina

Avatar

Publicado

em

O vereador do município de Campo Maior, identificado como João Eudes Barbosa, mais conhecido como João Maroca, de 61 anos, morreu nesse sábado (19) no Hospital Santa Maria, em Teresina, após não resistir as complicações de um câncer.

João foi hospitalizado às pressas, mas acabou não resistindo. O vereador era filiado no PTB, e já estava no seu quinto mandato de vereador no município, sendo que ele é o segundo vereador a morrer durante o mandato na cidade. Ele havia assumido, há pouco mais de 1 ano, após a morte do vereador Antônio Lustosa, que morreu após infarto em agosto de 2019.

João Maroca deixa esposa e quatro filhos.

Nota de pesar da Câmara Municipal de Campo Maior:

É com imenso pesar que a Câmara de Campo Maior comunica o falecimento do vereador João Eudes Barbosa, mais conhecido como “João Maroca”, vítima de complicações decorrentes de um câncer. O parlamentar havia completado 61 anos no dia 11 de setembro.João Maroca nasceu na cidade de Campo Maior. Era filho de Manoel Barbosa e Maria Aldenora Barbosa.

Casou-se muito jovem e tinha 4 filhos. Aos 15 anos começou a trabalhar como garçom, sua única profissão, onde trabalhou até os 36 anos de idade, chegando a ser presidente do sindicato da categoria.Em 1996, aos 37 anos, foi eleito pela primeira vez vereador de Campo Maior pelo PDT, conquistando a votação de 897 votos.

Em 2000, conseguiu se reeleger vereador também pelo PDT; já em 2004 e 2008 fica na 1º suplência, mas neste último assume o mandato. Em 2012, consegue novamente ser eleito vereador de sua cidade, dessa vez pelo PSD. No último pleito, candidato pelo PT, ficou na 1º suplência (2017-2020) assumindo a vaga do vereador Lustosa. Durante os 20 anos de atuação na vida pública, João Maroca sempre foi bastante atuante, principalmente na defesa dos bairros que representou.O Presidente da Câmara de Campo Maior, vereador Fernando Miranda, juntamente com todos os vereadores, manifesta sentidas condolências aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte a todos.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat