Siga as Redes Sociais

Piauí

Teresina tem redução de 30% nos números de óbitos por Covid-19

Karytha Leal

Publicado

em

Desde o início do mês de julho, Teresina tem apresentado uma diminuição gradual nos números de mortes por Covid-19. Na semana epidemiológica 30, que corresponde aos dias 19 a 25 de julho, a redução foi de 30% e reflete também a queda nas internações e nos atendimentos por síndromes gripais nas últimas semanas. Os números podem ser um indicativo de que a capital está passando do pico da curva relativa à doença.

“Nossa expectativa é que essa tendência de queda seja seguida nesta semana. É importante que o número de óbitos diminua ainda mais para que tenhamos segurança de seguir com o processo de abertura da economia da cidade. Podemos dizer que já estamos no ‘segundo tempo’ do jogo contra essa doença, mas não podemos relaxar até o final da partida. Nosso compromisso nesse momento é salvar vidas e vamos continuar monitorando a situação da pandemia”, destacou o prefeito Firmino Filho.

O levantamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que contabiliza os óbitos decorrentes do novo Coronavírus na rede pública e privada, revelam uma redução a partir da semana epidemiológica 26, que se encerrou em 28 de junho. Foi observada uma queda de 1% entre as semanas 26 e 27. Já entre as semanas 27 e 28, a redução foi 14% e, após uma leve alta na semana 29, registrou-se uma queda de 30% para a semana 30. A redução vem após uma crescente nos números de casos que se acentuou no mês de junho e chegou ao recorde de 87 mortes registradas em uma única semana.

Os números de atendimentos por síndromes gripais também apresentam uma queda constante no mesmo período: 7% entre as semanas 26 e 27, 12% na semana 28, 2% na semana 29 e 9% na semana 30. Os números de internações por síndrome respiratória aguda grave também caíram na mesma proporção: 3% na semana 27, 13% na semana 28, 3% na semana 29 e 21% na semana 30.

O prefeito ressaltou que os dados são animadores. “Observamos que, mesmo após as primeiras fases de retomada das atividades econômicas, com mais pessoas circulando, não houve aumento de atendimentos e de internações. Mas, ao mesmo tempo, mantivemos as restrições nos finais de semana, o que ajuda a melhorar os índices de isolamento social. Vamos seguir atentos a todos os dados para tomar as decisões certas”, comentou.

Fonte: PMT

Piauí

Piauí registra 22 óbitos por Covid-19 em 24h e 296 infectados estão na UTI

Avatar

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta sexta-feira (05), que o estado do Piauí registrou em 24h, 22 óbitos e 1232 casos de COVID-19. Conforme a Sesapi, 296 pessoas estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Doze mulheres e dez homens não resistiram a Covid-19. Elas eram de Aroazes (94 anos), Campo Maior (86 e 88 anos), Cocal de Telha (76 anos), Cristino Castro (65 anos), Marcolândia (60 anos), Oeiras (77 anos), Parnaíba (78 anos), Piracuruca (68 e 75 anos) e Teresina (43 e 100 anos). Já os homens eram naturais de Oeiras (94 anos), Parnaíba (78 anos), Pedro II (75 anos), Piracuruca (79 e 88 anos) e Teresina (56, 79, 80, 81 e 83 anos).

Os casos confirmados no estado somam 178.539 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.447 e foram registrados em 212 municípios. Até agora, morreram 2.020 homens e 1.427 mulheres.

Continue Lendo

Piauí

TCE-PI suspende aplicação de multas por atraso na prestações de contas do Estado e Municípios

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), deliberou pela suspensão, temporária, da aplicação de multas por atraso na entrega das prestações de contas, a pedido da Secretaria de Controle Externo (SECEX) do Tribunal.

Segundo o órgão, a medida foi tomada “visando suprir as dificuldades no envio das prestações de contas dos entes estaduais e municipais, ocasionadas por uma instabilidade nos sistemas internos da Corte de Contas”.

A aprovação da suspensão de aplicação de multa foi decidida na sessão plenária de quinta-feira (04), por unanimidade, ficando da seguinte forma: suspensão de aplicação de multas por atraso na entrega das prestações de contas dos jurisdicionados municipais (SAGRES-Contábil, SAGRES-Folha e Documentação Web) e demais documentos e informações, no seguinte prazo: as prestações de contas de dezembro de 2020 (6º Bimestre / 3º Quadrimestre / 2º Semestre / Mensal) com prazo até 08 de março, segunda-feira.

Quanto aos jurisdicionados estaduais, suspensão de aplicação de multas por atraso na entrega das prestações de contas mensais através do sistema Documentação Web, no seguinte prazo: a prestação de contas de janeiro de 2021 também com prazo até 08 de março de 2021.

As instabilidades verificadas decorrem de alterações recentes nos normativos de prestações de contas, que levaram à necessidade de adaptações em nossos sistemas internos. Como a instabilidade dificultou o envio tempestivo das prestações de contas por parte de nossos jurisdicionados, entendemos que o gestor não poderia ser penalizado, o que motivou a solicitação da SECEX ao Colegiado”, explicou Luis Batista, secretário de Controle Externo do TCE-PI.

Continue Lendo

Municípios

Adolescente morre afogado em lago no Norte do PI

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Reprodução

Um adolescente identificado como Rayan de Jesus Santos, de 15 anos, morreu nesta sexta-feira (05/03), após se afogar em um lago na localidade Lagoa Grande, na zona Rural da cidade de Buriti dos Lopes, Norte do Piauí.

Segundo testemunhas, o jovem estava nadando com colegas em uma parte rasa do local, quando caiu em um buraco. Ele ainda chegou a pedir por socorro, mas desapareceu nas águas. O corpo foi encontrado por um grupo de pescadores que estavam ajudando nas suas pelo garoto.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e constatou a morte de Rayan. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo.

Com informações do Portal do Rurik

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat