UBS da Chapadinha Sul não é inaugurada por falta de fornecimento energia

A obra da nova sede da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Chapadinha Sul, localizada na zona rural sul de Teresina, já foi concluída e ainda não iniciou as atividades por falta de energia elétrica. Há um mês a Fundação Municipal de Saúde (FMS) solicita e aguarda que a empresa Equatorial faça a ligação de energia do local.

“A nossa equipe já fez o pedido formal da ligação da energia da UBS do Chapadinha Sul e também tentou solucionar através do diálogo. Mesmo tendo seguido os trâmites legais, a situação ainda não foi regularizada, prejudicando a população que precisa do SUS ”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

A FMS também aguarda que a empresa Equatorial realize os serviços de extensão de rede de energia no CAPS da zona Sudeste e nas UBS do Hugo Prado (zona sul) e do Soinho (zona rural leste), estabelecimentos que prestam atendimento essencial na área da saúde à população e que, atualmente, estão em fase final de construção.

No decorrer do ano, a FMS enviou 14 processos à Equatorial solicitando serviços de energia para UBS e CAPS, como medição de nível de tensão e extensão de rede. No dia 21 de outubro, foi encaminhado novo documento solicitando atendimento aos ofícios, mas não houve resolução dos casos.