Siga as Redes Sociais

Teresina

Teresina terá frota de ônibus semelhante aos domingos nos feriados de final de ano

Avatar

Publicado

em

O sistema de transporte coletivo de Teresina vai operar durante os feriados de final de ano com frota semelhante aos domingos. Nos dias 24 e 31, vésperas de Natal e Ano Novo, o sistema opera como em um dia útil, com frota normal. O procedimento é similar ao que vinha sendo adotado em anos anteriores pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).O diretor de transportes públicos do órgão, Adriano Barreto, reforça que, mesmo com a baixa demanda de passageiros, o serviço continuará sendo disponibilizado. “Apesar da capital ficar bastante esvaziada durante os feriados, entendemos que esse é um serviço essencial e de suma importância para a população. Portanto, o sistema seguirá operando”, garante o diretor.Atualmente, Teresina opera em dias úteis com uma frota especial para o período de pandemia. Conforme a última ordem de serviço, são 240 ônibus que atendem a uma demanda de 50 mil passageiros por dia. Antes da pandemia, eram 400 ônibus para atender cerca de 220 mil usuários diariamente.

Teresina

Lineu Araújo disponibiliza DIU para mulheres que desejam evitar gravidez

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/PMT

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo está disponibilizando, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Dispositivo Intrauterino (DIU), para mulheres que desejam usar esta ferramenta no planejamento familiar.

Para ter acesso, as usuárias devem buscar a rede de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (FMS), encaminhadas pelas maternidades ou pelo próprio Lineu Araújo. A ginecologista da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Marina Ayres conta que o Lineu Araújo disponibiliza consultas duas vezes por semana, onde a mulher passa para uma avaliação prévia para implantação do dispositivo, que pode ser retirado caso ela deseje.

“O serviço disponibiliza o DIU de sobre, que pode proteger contra uma gravidez indesejada pelo período de cinco a 10 anos”, conta Marina Ayres. Ainda segundo a médica, o serviço tem implantado uma média de 12 a 15 DIUs por mês. “A vantagem é que, por ser um método contraceptivo não hormonal, pode ser usado por aquelas pacientes que têm contraindicação a terapia hormonal, seja local, seja sistêmica, ela pode fazer uso do DIU sem problema nenhum”, conta ela.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o DIU é seguro e tem eficácia de 99,3%. Trata-se de um método eficaz, sem hormônios, que satisfaz as necessidades contraceptivas da maioria das mulheres. O DIU pode ser utilizado desde a adolescência até a menopausa. Além disso, pode ser usado por mulheres que estão amamentando e não interfere na produção, quantidade e qualidade do leite materno.

Continue Lendo

Vacinação

Comitê da Vacina aprova antecipação da 2ª dose da AstraZeneca

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/Sesapi

A Comissão Intergestora Bipartite (CIB), composta por membros da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), aprovou a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca, de doze para dez semanas. Dessa forma, a vacina será aplicada em 2 meses e 15 dias e não mais em três meses.

A vacinação antecipada é uma recomendação e condicionada ao município possuir os imunizantes em estoque. De acordo com a bula da AstaZeneca a vacina pode ser aplicada no intervalo de quatro a doze semanas.

“O documento técnico-científico da FioCruz sobre a vacina descreve que o esquema vacinal consiste de duas doses, sendo que a segunda pode ser administrada entre quatro e doze semanas após a primeira dose e um intervalo de dose mais longo proporciona uma eficácia com mais certeza para intervalos de oito a doze semanas. Por isso, podemos recomendar a antecipação para dez semanas”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

Alguns municípios solicitaram a antecipação da vacina à comissão, devido ao estoque parado na rede de frio, que pode vir a comprometer a capacidade de armazenamento dos imunobiológicos que devem chegar em remessas futuras.

“Lembramos que, se o município não possui o estoque, ele deve manter as instruções de doze semanas e esperar as remessas de segunda doses, que serão envidas pelo Ministério da Saúde”, enfatiza a diretora.

Com informações da Sesapi

Continue Lendo

Teresina

Caminhão carregado de carvão tomba no Viaduto da Miguel Rosa em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta sexta-feira (18/06), um caminhão bitrem carregado com carvão tombou no Viaduto da Avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina.

Segundo testemunhas, o veículo seguia sentido Teresina/Timon, no momento em que a condutora perdeu o controle da direção e acabou tombando. O carvão ficou espalhado na via.

A motorista disse que iria para Açailândia, no estado do Maranhão. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e informou que a condutora estava transitando com velocidade incompatível para o local.

A via segue interditada e ainda não há previsão de liberação.

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat