Teresina suspende aplicação de primeira dose e população questiona campanha de vacinação contra Covid


A vacinação contra Covid-19 em Teresina segue em meio a muitos questionamentos por parte da população. Moradores tem denunciado, com frequência, que a imunização na capital só tem ocorrido aos fins de semana.

Enquanto isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), afirma que a vacinação tem ocorrido de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, no entanto, o atendimento é direcionado para as pessoas agendadas pelo site Vacina Já, incluindo profissionais de saúde.

Outra informação a respeito do tema é de que a capital suspendeu a vacinação da primeira dose para garantir a imunização de quem vai receber a segunda dose esta semana. Como todos sabemos, as doses não são suficientes para englobar todos os públicos, até mesmo os tido como prioritários.

O tema tem sido amplamente discutido, inclusive, pelo Ministério Público do Estado, que chegou a levantar que dúvidas sobre a aplicação das reservas de vacinas. Há ainda a desconfiança de que profissionais da área de saúde, que não atuam na linha de frente, podem estar sendo imunizados em detrimento dos grupos de riscos.

Dessa forma, visando a transparência, o órgão solicitou a atualização de informações sobre a campanha, desde o início da aplicação das doses em idosos, pessoas com deficiência e em profissionais de saúde liberais ou que atuem em clínicas privadas.

O promotor de Justiça Eny Pontes, responsável pela 12ª PJ, destacou que a vacinação deve contemplar todos os profissionais que atuam no serviço de saúde, como também aqueles que estão afastados e cobrou uma operacionalização mais racional e responsável. Também pediu adoção de estratégias, como a listagem nominal dos vacinados, para evitar fura-filas.

Em recente audiência promovida pelo MP-PI, no último dia 07 de abril, o órgão voltou a tratar sobre a operacionalização da vacinação contra a Covid-19. Dentre os aspectos destacados pelo órgão, estava a ausência de critérios técnicos e objetivos para a inserção de novos segmentos na vacinação, em preterição às prioridades já definidas no Plano Nacional de Imunização.

Uma nova audiência foi marcada para ser realizada nesta quarta-feira (14/04).