Trabalhadores do transporte voltam a paralisar atividades e Setut diz que PMT não fez nenhum repasse em 2021

Motoristas e cobradores voltaram a paralisar as atividades em Teresina nesta segunda-feira (31/05). Os trabalhadores realizam um ato em frente à garagem do Consórcio Theresina, com isso, toda Zona Sudeste de Teresina foi afetada e estava sem a circulação de ônibus.

Segundo os manifestantes, a classe sofre com a falta de pagamento dos salários desde janeiro. Além disso, as condições precárias de trabalho contribuem para a realização das paralizações. Segundo eles, os empresários dizem que só irão realizar os pagamentos se a Prefeitura repassar algum valor.

Através de nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou que em 2021, a Prefeitura de Teresina não fez nenhum repasse de subsídios ao sistema de transporte, o que ‘contribuiu para aumentar ainda mais as dificuldades enfrentadas pelo setor, como o pagamento aos trabalhadores, manutenção do sistema’.

Leia na íntegra:

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que em 2021, a Prefeitura de Teresina não fez nenhum repasse de subsídios ao sistema de transporte e isso contribuiu para aumentar ainda mais as dificuldades enfrentadas pelo setor, como o pagamento aos trabalhadores, manutenção do sistema, dentre outros fatores. 

O Setut defende ainda que a gestão municipal possa participar de um acordo junto à esfera trabalhista, para auxiliar na solução dos problemas enfrentados por essa categoria na cidade.

A entidade ressalta que tem buscado sistematicamente o diálogo e alternativas efetivas para solucionar a crise do sistema de transporte público e lamenta os transtornos causados à população de Teresina.

CPI do Transporte

No dia 18 de maio a Câmara Municipal de Teresina deu início à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público de Teresina, que investiga possíveis irregularidades no sistema. Entretanto, trabalhadores afirmam que a CPI, não irá ajudar a classe, que segue enfrentando vários problemas.