Parque Zoobotânico reabre nesta sexta-feira (11)

O Parque Zoobotânico reabre na próxima sexta-feira (11) depois de passar por um processo de revitalização para melhorar o atendimento ao público.

Foram restauradas todas as estruturas da ilha dos macacos, reformados os banheiros públicos e reabertas as trilhas de caminhadas. O fornecimento de água, energia e a conexão da internet foram fortalecidos por meio da parceria com a Piauí Conectado. As barraquinhas que vendem água e lanches no interior do Parque foram vistoriadas e funcionarão de acordo com as recomendações da vigilância sanitária. A alimentação e o cuidado com a saúde dos animais mantiveram a rotina sem alteração mesmo durante o período da pandemia.

O Parque retoma suas atividades, contando, agora, com a instalação de uma base fixa da Polícia Militar Ambiental, que fará segurança 24 horas, o que tornará os passeios, as caminhadas, a visitação ao Zoobotânico mais tranquila, bem como oferecerá maior segurança aos animais e às florestas dessa Unidade de Conservação.

As áreas administrativas, o ambulatório dos animais e os alojamentos de pesquisadores foram totalmente renovados. Alguns serviços, ainda, estão sendo providenciados como a reforma dos recintos e o recapeamento da pista.

Foto: Moura Alves

O Parque mantém os mesmos horários de funcionamento das 8h às 17:30h e com as taxas no mesmo valor, ou seja, R$ 1,00 para crianças a partir de 7 anos e R$ 2,00 adulto. Crianças menores de sete anos não pagam. Porém, o Parque estará aberto de 5h até às 8h para as caminhadas e corridas sem cobrança de portaria.

É importante destacar, que a reabertura do Parque atenderá a todos os protocolos de segurança de combate e prevenção da COVID-19: checagem rápida de temperatura corporal com termômetro sem toque, uso obrigatório de máscara para visitantes e funcionários e respeito ao distanciamento mínimo.

“Entendemos que neste momento de pandemia o Parque Zoobotânico é um local amplo e aberto, permitindo que as pessoas o frequentem com uma maior tranquilidade, mantendo as exigências de segurança. A instalação da Polícia Militar, com o Batalhão da Polícia Ambiental, garante uma segurança dentro e fora da unidade. Assim, tanto quem visita o Parque, como quem trabalha nele, terá como realizar suas atividades com maior segurança e tranquilidade”, destaca a Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sádia Castro.

A Secretária pontua ainda: “Muitas crianças não retornaram ao ensino presencial e, até mesmo as que retornaram, já estão na proximidade do período de férias, então esses passeios em meio a natureza, a realização de piqueniques e o brincar livre, tornam-se ainda mais importantes”, ressalta a Secretária Sádia Castro.

Foto: Moura Alves

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está, ainda, em processo de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o IBAMA para apoio operacional no funcionamento do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS em área contígua ao Zoobotânico, trabalhando no recebimento e reabilitação de animais silvestres derivados de apreensão, fiscalização ou entrega voluntária. Também está em andamento o instrumento de Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade Federal do Piauí para auxílio nos cuidados com os animais do plantel do Parque.