Saiba quem são os presos na operação da PF em União-PI

A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas desta terça-feira (12) a “Operação Delivery”, que resultou na prisão de cinco pessoas por envolvimento em desvio de recursos públicos da educação destinados ao município de União-PI.

Entre os presos estão o vereador do município Frankilandy Medeiros e o secretário municipal de Educação, Marcone Martins, ambos investigados pelos crimes de corrupção, peculato e fraudes licitatórias. Além deles, empresários também foram presos na operação.

Ação Policial

O inquérito policial foi instaurado a partir de notícias da apreensão, pela Polícia Militar, de R$ 379 mil em espécie, no dia 1º de maio de 2020, em veículo alugado pela prefeitura de União, em posse de dois funcionários municipais que não esclareceram a origem dos valores.

Os dados apurados apontam que a Secretaria de Educação de União-PI teria adquirido livros escolares em quantidade maior que o número de alunos do município, utilizando verbas do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a contratação de empresas fictícias, com sede em Fortaleza-CE, responsáveis pelo fornecimento fraudulento do material didático.

Análises da CGU apontam que os contratos superfaturados, utilizados para obtenção do dinheiro apreendido, causaram ao FUNDEB prejuízo de, no mínimo, R$ 500 mil.