Deputada pede investigação sobre caso de paciente renal que perdeu transplante por falta de passagens

A deputada Teresa Britto (PV) disse nesta terça-feira (12), que apresentará requerimento nos próximos dias pedindo a realização de investigação sobre o que chamou de omissão e descaso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), em relação a denúncia veiculada no Portal Encarando de que a Sesapi não teria providenciado o transporte do paciente José Ramos para fazer um transplante renal em Fortaleza-CE.

Teresa Britto afirmou que o governador Wellington Dias (PT) tem responsabilidade no que aconteceu com o paciente renal, que agora terá que esperar por muito tempo pela chance de realizar o transplante, e disse que a justificativa apresentada pela secretaria é uma “balela”.

“É bom que os responsáveis por esse descaso se coloquem no lugar do senhor José Ramos e saibam como sofre um paciente renal”.

A parlamentar também destacou que ajudou na fundação da Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, que atualmente é presidida pelo professor Luiz Filho, e cobrou do Governo do Estado o funcionamento de uma Central de Transplantes para que os pacientes não precisem mais se deslocar para outros lugares em busca de melhoria na saúde e na qualidade de vida.

Segundo a Sesapi, a informação sobre o transplante chegou na secretaria, através do paciente, e não por meio de um comunicado oficial feito pelo hospital de Fortaleza, onde ocorreria o transplante. O fato aconteceu no último sábado (09), às 11hrs, sendo que o paciente teria que viajar até às 14h. Além disso, segundo a secretaria, não havia passagens disponíveis nas empresas aéreas.

José Ramos era um dos quatro pacientes que seriam submetidos a exames de compatibilidade. O transplante dependia desta compatibilidade.

Confira o vídeo!