Em meio a greve, WD irá à Alepi pedir apoio da base para aprovação da proposta do novo piso dos professores

O secretário de Administração, Osmar Júnior, informou nesta terça-feira (11) durante passagem pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que o governador Wellington Dias (PT), deverá entregar pessoalmente na Casa, a proposta que trata sobre o reajuste do piso dos professores.

A visita deve acontecer nesta quarta-feira (12) e o governador irá pedir apoio de sua base para aprovação do projeto, que estipula o novo piso salarial dos professores do Piauí no valor de R$ 3.167.

Apesar do reajuste, o Sindicato dos Professores (Sinte) afirma que a proposta não contempla a classe e que não houve diálogo com a categoria por parte do governo do Estado.

O Sinte reivindica reajuste de 12,84% para ativos e inativos, além disso, eles pedem que o auxílio alimentação não seja somente para trabalhadores da ativa. 

Em contrapartida, o secretário afirmou que o governador encontra-se aberto ao diálogo, mesmo com a greve, e afirma que a mensagem que será encaminhada à Alepi pede para incorporar no salário dos professores o valor equivalente ao que é recebido a título de auxílio alimentação. Permitindo, dessa forma, que os aposentados também recebam o benefício.

O Sinte repudiou a fala de Osmar, e afirmou que essa é uma estratégia do governo, que condiciona a execução do projeto, caso aprovado na Alepi, aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que segundo o Sindicato, “levará novamente ao impasse e ao não recebimento do piso, apesar do ‘padrão chinês de crescimento’ acentuado pelo governador“.

Leia a nota completa!