Wellington Dias diz que antecipação de feriado freou contaminação e diminuiu impacto do coronavírus na saúde

De acordo com o Governo do Estado, o Piauí conseguiu alcançar, nos dias 22, 23 e 24 de maio, o índice de, aproximadamente, 54% de isolamento domiciliar. O resultado se deve à antecipação, em Teresina, do feriado alusivo ao dia de Nossa Senhora da Conceição originalmente comemorado no dia 8 de dezembro, para a última sexta-feira (22), e ao decreto estadual com medidas mais rígidas de isolamento no fim de semana.

O governador Wellington Dias (PT) comemorou o resultado e agradeceu ao Prefeito de Teresina, Firmino Filho (MDB), vereadores municipais e gestores dos demais municípios, que colaboraram com a aplicação das restrições.

“Agradeço ao prefeito Firmino Filho e à Câmara Municipal de Teresina, além de todos os municípios do Piauí, e, de modo especial, ao povo do nosso estado, que compreendendo esse momento, fez a sua parte. Esse nível de isolamento faz refrear o crescimento do vírus no Piauí, o que significa menos pessoas adoecendo e menos impacto na nossa rede de saúde. Vamos seguir juntos nesse caminho para não perder tudo aquilo que trabalhamos arduamente para conseguir”.

Nesta segunda-feira (25), o chefe do executivo estadual também se mostrou otimista ao divulgar a taxa de contaminação da Covid-19.

De acordo com a pesquisa, nas últimas semanas o nível de transmissão da doença em todo o estado apresentou queda em relação às estimativas apresentadas em levantamentos anteriores. Na primeira etapa da pesquisa, realizada no final do mês de abril, o estado apresentou uma curva foi de 4,5%. Na segunda fase, os estudos apontaram um crescimento de 2,5%. Agora, o crescimento entre a terceira e a quarta etapa foi de 1,9%.

Coronavírus no Piauí

O Piauí registrou, até domingo (24), 3.550 casos confirmados de Covid-19 e 110 óbitos. No sistema de saúde, 39% dos leitos clínicos e 61% dos leitos de UTI estão ocupados. Dos 224 municípios, 139 possuem casos confirmados; e 43 têm casos confirmados e óbitos.