Deputada Lucy Soares é impedida de entrar em Hospital de Campanha do estado e questiona: 'O que a Sesapi esconde?'

A deputada Lucy Soares (PP) disse que foi impedida de entrar no Hospital de Campanha Estadual, montado no Ginásio Verdão, nesta sexta-feira (31).

Segundo a parlamentar, ela foi ao local para realizar uma visita de inspeção, mas ao chegar lá, seu acesso não foi autorizado.

“Retornamos ao Verdão e recebemos informações de que apenas 20 dos 55 leitos prontos, estão funcionando. Além disso, fomos impedidas de entrar para ver de perto a situação das enfermarias. o que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), esconde?”, questionou a deputada em publicação nas redes sociais.

A deputada defende o fechamento do Hospital de Campanha do Verdão e direcionamento dos recursos financeiros e humanos para o Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Hospital da PM.

O que diz a Sesapi

A Sesapi se posicionou sobre o caso e disse que a deputada recebida e teve acesso à área administrativa do Hospital de Campanha Estadual (HCE). A Secretária ainda informou que não foi possível a sua entrada no pavilhão onde se encontram os pacientes, pois, excepcionalmente nesta sexta-feira, o HCE encontra-se em expediente interno.

Leia

Os membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) têm total acesso às dependências do hospital, como já foi possível, inclusive, noutras ocasiões.

Além disso, a deputada Lucy Soares e todos os membros tiveram acesso, quando solicitado, a todos os documentos referentes ao funcionamento do hospital. 

Os dados estão disponíveis, inclusive, no portal da transparência do HCE, de fácil acesso a qualquer cidadão.

Referente à visita, também nesta sexta (31), havia no hospital um evento pré-agendado: a posse da Comissão de Ética de Enfermagem do HCE junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Piauí – Coren/PI, na qual a deputada foi convidada a participar.   

O HCE cumpre todas as normas de segurança e preocupa-se com a saúde de todos os profissionais envolvidos, por isso a entrada no pavilhão deve ser acompanhada por um profissional da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que nesta sexta-feira estavam voltados para o evento. 

O Hospital de Campanha Estadual (HCE) já devolveu para suas famílias 314 pacientes, vítimas da Covid-19 e possui a taxa de 98% de sucesso. Conta atualmente com 55 leitos disponíveis, dos 103 construídos. Os demais são disponibilizados de acordo com a demanda de pacientes. 

O HCE reitera o seu compromisso no combate à Covid-19 e tem envidado todos os esforços para que o seu papel se cumpra na sociedade piauiense: salvar vidas.