Coluna do Silas: James sem moral

O ex-delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, James Guerra, foi designado para comandar a Delegacia de Crimes contra a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo (Deccoterc). Mas segundo fontes da coluna, o delegado João José que atua na mesma especializada, como delegado adjunto, diz que do gabinete do delegado titular não sai e nem ninguém lhe tira. Delegado J. J. botou moral! 

W. Dias tem o “seu partido Progressistas”

Imagem: Marcelo Cardoso

O governador Wellington Dias sempre teve seu quinhão dentro do PMDB. O hoje Conselheiro do tribunal de Contas, Kleber Eulálio, e o senador Marcelo Castro, foram os parlamentares cooptados por W. Dias que sempre dividiam o partido. Agora, o Índio monta sua ala Progressistas com o grupo familiar dos deputados, Margarete Coelho e Hélio Isaias. Além da parte mais recente do partido da terra de Cirinho, deputado Wilson Brandão. O certo é que enquanto W. Dias estiver no poder, o presidente dos Progressistas sabe que não poderá contar com esses parlamentares que o governador até o final de 2022 poderá chamar de “seus”.

“Amigo da onça”

Um leitor da coluna nos fez relembrar os episódios das vezes que W. Dias saiu candidato ao governo, o que lhe rendeu no meio político o título de “amigo da onça”. Dias chegou ao comando do estado em 2002 levado pela popularidade e vitimização de Mão Santa que, na época teve o mandato de governador cassado por Hugo Napoleão. Depois ele minou Mão Santa dentro do seu partido PMDB, arrastando boa parte do grupo para seu lado. Quatro anos depois  o Índio se reelegeu governador em uma dobradinha com JVC que, saiu para o senado com a promessa de apoio do Índio para governo em 2010, mas depois de ter “falado com Deus”, W. Dias deu um balão em JVC. Em 2014 Wellington estava sozinho e se apegou a estrutura de Ciro para conseguir sua eleição. Agora em 2018 novamente, o prestígio do Cirinho no governo Federal deu uma alavancada na eleição de Dias que em “agradecimento” começou um processo de desidratar o Cirinho dentro do seu próprio partido. WD é o que podemos chamar de “amigo da onça”.

“Donos da polícia” não mandarão em tudo

Os poderosos donos do aparato policial do estado, deputados Fábio Abreu (PR) e Carlos Augusto (PR), bem que tentaram emplacar a delegada Ana Melka como subsecretária de segurança, mas perderam espaço para deputada Margarete Coelho que, conseguiu junto ao governador W. Dias a permanência da delegada Eugênia Villa na subsecretária. Os deputados republicanos querem tudo dentro da pasta da segurança, mas agora esbararam em uma deputada que também tem prestigio com W. Dias.

Maia e Alcolumbre com medo de Moro?

Imagem: Portal Encarando

Ao desembacarem em Teresina para o oportuno evento, Congresso das Cidades, promovido pelo Grupo Cidade Verde, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), alinharam o discurso dizendo que o Coaf, unidade de inteligência financeira que atua na  prevenção e no combate à lavagem de dinheiro, fique no Ministério da Economia e não com o Ministério da Justiça e Segurança, de Sérgio Moro. A MP será analisada por uma comissão especial mista nesta terça-feira.