Siga as Redes Sociais

Em Pauta!

PI: Candidatos tem candidaturas impugnadas e anunciam filhos como substitutos

Redação Encarando

Publicado

em

Trajano Paulo, então candidato à prefeito na cidade de Passagem Franca pelo PSDB, teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e anunciou o filho, Saulo Rodrigues Saturnino como substituto para concorrer às eleições. O candidato a vice, Netinho, do PSD, também foi impugnado e será substituído na chapa pelo filho, Danilo.

Dias dá ‘as caras’ em campanha de Fábio Novo

O governador Wellington Dias resolver dar “as caras” e apareceu em um ato em prol da campanha de Fábio Novo (PT). A ação aconteceu após comentários sobre o distanciamento do governador da campanha do candidato de sua sigla. A aparição ao lado de Novo, ocorreu durante uma live transmitida através das redes sociais do candidato. Na oportunidade, o governador comentou sobre o posicionamento de Fábio Novo nas pesquisas realizadas e, como um bom jogador, afirmou não acreditar nos dados divulgados pelos Institutos sob a justificativa que de que ‘se fosse por pesquisa, teria perdido em todas as eleições’.

Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem (23/10) a importação de 6 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus fabricada pela Sinovac, fabricante chinesa, que ainda está na terceira fase de testes. A Anvisa informou ainda que atendeu a um pedido do Instituto Butantan. A organização declarou que a importação antecipada garantiria ao Brasil um quantitativo que o fabricante se dispõe a “reservar”. A agência sanitária também destaca que tão logo o Butantan vença pendências de segurança na fabricação, a Anvisa executará os trâmites para decisão dentro da maior agilidade possível. A expectativa do Butantan é produzir 40 milhões de doses com a matéria-prima adquirida da Sinovac, até dezembro.

Piauiense morre após ser arrastada por carreta em Pernambuco

A adolescente identificada como Cíntia, moradora da cidade de Marcolândia, Sul do Piauí, morreu em um trágico acidente na manhã dessa sexta-feira (23) na BR-316, próximo ao Sítio Cajueiro, zona rural de Araripina, no Sertão de Pernambuco. Ela estava na garupa da motocicleta e faleceu no local do acidente. O pai da garota, que estava conduzindo a moto, foi identificado como Girlan, e teve apenas ferimentos em um dos braços.

PI é o sexto Estado com menos mortes violentas intencionais

O levantamento feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, referentes aos anos de 2014 a 2019, coloca o Estado como o sexto com menor taxa de MVIs (morves violentas intencionais) do Brasil, além da menor taxa dentre as regiões Norte e Nordeste.Teresina teve uma taxa de 53,1% em 2014 no número de MVIs, mas apresentou redução significativa em 5 anos. “Em 2019 foi para 30,18%, uma queda de mais de 43%. 

Por Laurivânia Fernandes, Thaís Souza e Karytha Leal

Em Pauta!

Na reta final de eleições, fake news tem tomado redes sociais em Teresina

Redação Encarando

Publicado

em

Nos últimos dias que antecedem o pleito municipal, as fake news tem tomado uma grande proporção e sendo espalhadas sem nenhuma responsabilidade através das redes sociais. Primeiro, Dr. Pessoa (MDB), teve uma falsa lista de secretariado divulgada em grupos de Whatsapp, na qual o candidato afirmou ser falsa, a mesma coisa aconteceu com Kleber Montezuma (PSDB), que teve nomes de aliados divulgados com os respectivos cargos direcionados a cada um. Nessa mesma semana, uma outra notícia falsa, dava conta da criação de uma taxa de pedágio, no valor de R$ 2,00, pelo prefeito Firmino, que seria aplicada aos transeuntes que circulam entre as cidades de Teresina e Timon. As fake news tem se tornado cada vez mais frequentes nas redes sociais e, devem ser combatidas por todos, independente do posicionamento político. Os órgãos competentes, também deveriam ficar mais atentos à estas ações ilegais, com fins visivelmente eleitoreiros.

…Muitos crimes eleitorais também tem sido denunciados

Continuando a falar sobre o pleito municipal, além das fake news, um outro crime eleitoral também é preocupante: A compra de votos. Nos municípios piauienses, a prática tem sido alvo de várias denúncias ao Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores. Líderes de campanhas já foram, inclusive, flagrados com dinheiro vivo, além disso, há relatos de gestores que teriam contratado centenas de servidores, sem a realização de concurso, isso tudo, por troca de votos. Muitos eleitores, não acreditam ser possível mudar a história de sua comunidade e insistem na ideia de que a corrupção é inerente à política brasileira. Todavia, as eleições municipais deste ano determinarão o futuro de cada cidade para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.

Nova pesquisa reforça disputa de 2º turno será entre Pessoa e Montezuma

A última pesquisa realizada pelo Instituto Credibilidade, sobre as intenções de voto em Teresina, reforça as afirmativas sobre a decisão eleitoral em um segundo turno na capital. O levanta realizado dos dias 06 a 08 de novembro, com 1.000 eleitores. A estimulada aponta Dr. Pessoa com 32,20%; Kleber Montezuma com 27,70%; Fábio Abreu com 10%; Fábio Novo com 6,86%; Gessy Fonseca com 3,10%; Simone Pereira com 1,30% e Major Diego com 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%. Não souberam ou não opinaram, 12,50%; brancos e nulos somara 3,60%. Na espontânea, Pessoa aprece com 28,70%; Montezuma com 25,70%; Fábio Abreu, 9,60%; Fábio Novo, 6,50%; Gessy Fonseca, 2,90%; Simone Pereira, 1,20%; Major Diego, 1%. Nesta, os demais candidatos também não conseguiram chegar a 1% das intenções e 23% dos entrevistados responderam não saber em quem votar ou não souberam opinar.

Fábio Novo diz que as pessoas tem saudade da ‘era PT’

Foto: Divulgação

O candidato Fábio Novo (PT), tem buscado cada vez mais associar sua imagem à do ex-presidente Lula. Defensor ferrenho do seu partido e com discurso populista, Novo diz acreditar que as pessoas sentem saudades da era dos governos Lula e Dilma. Uma constatação um tanto quanto arriscada, não?!

Bolsonaro volta a polemizar ao falar sobre coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), voltou a fazer declarações polêmicas em relação à COVID-19. Dessa vez, o presidente falou sobre a possibilidade de uma segunda onda da doença no país, afirmando que caso ocorra é só ter tratamento precoce. “Em relação a uma 2ª onda, é só ter o tratamento precoce. Conversa com o médico, têm 3 medicamentos para outras coisas, mas que serve também para combater a covid, que a princípio se resolve o assunto”,disse o presidente durante live realizada através de suas redes sociais na noite de ontem.

Presos são colocados para trabalhar em reforma na Cadeia Pública de Altos

Foto: Divulgação

A Secretaria de Justiça do Piauí tem realizado um projeto para a reinserção social de internos através do trabalho da Cadeia Pública de Altos, através do trabalho na manutenção da unidade penal. Utilizando a mão de obra carcerária, a penitenciária está em processo de construção de um abrigo destinado aos familiares dos internos. Segundo a Sejus, o objetivo é ter um local que leve mais conforto aos visitantes que esperam pelo horário de visitas. A Secretaria ainda afirma que todas as atividades são realizadas de acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), que consiste em garantir o direito dos internos de trabalhar e receber a remição de um dia de sua pena a cada três dias trabalhados.

Continue Lendo

Em Pauta!

Montezuma diz já ter adesões para a disputa do segundo turno em Teresina

Laurivânia Fernandes

Publicado

em

O candidato Kleber Montezuma (PSDB), diz acreditar que não há dúvidas que a disputa eleitoral em Teresina vá para o segundo turno e já trabalha para isso. De acordo com o candidato tucano, muitos políticos já o estão procurando para uma aliança na próxima fase da disputa eleitoral. Ele ainda diz que ao cenário atual, se deve à divulgação de pesquisas de opinião recentes, que dão conta de um embate entre ele e o candidato Dr. Pessoa (MDB).

Sobrinho de Firmino adere à campanha de Dr. Pessoa

Foto: Divulgação

Não é de hoje que o deputado Firmino Paulo vem tecendo críticas ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, que é seu tio. O deputado rompeu com o grupo político do gestor teresinense antes mesmo da campanha política, e agora, se aliou ao médico, tendo inclusive, participado de eventos de campanha pela capital.

Prefeito Gil Carlos é alvo de ação do Ministério Público

O prefeito de São João do Piauí (PT), Gil Carlos, está sendo alvo de uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, por ofensa aos princípios da moralidade e impessoalidade. Segundo o MP, o prefeito, ao longo dos dois mandatos (2013/2016 e 2017/2020), utilizou sua residência para promover eventos, programas sociais do município e até mesmo confraternizações. Segundo o órgão, tal ação ataca o princípio da moralidade, principalmente no que se refere a promoção em destaque do gestor.O Ministério ainda alertou que nesse caso, a figura do gestor sobressai a do município e fere severamente o princípio da impessoalidade. Entre as punições previstas na legislação estão: o ressarcimento integral do dano, se houver, a perda da função pública, a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

O plano do PSD no Piauí

O PSD, do deputado federal Júlio César, anunciou uma meta ousada para o pleito municipal: Eleger, ao menos, 90 candidatos nos municípios do Piauí. O objetivo é fortalecer a sigla e, se possível, chegar à primeira colocação no que diz respeito ao número de prefeitos no estado. Atualmente a sigla possui 43 gestores no poder e fica atrás apenas do Progressistas, que detém a maior parcela de gestores do estado. Mas toda essa ousadia, não teria a ver com 2022??

Bolsonaro sobre Biden: “Quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O presidente Jair Bolsonaro falou sobre o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, que “quando acabar a saliva, tem que ter pólvora”, isso ao se referir a possíveis barreiras comerciais impostas por outros países condicionadas à preservação da Amazônia. No discurso, o presidente se referiu a Biden, como “1 grande candidato à chefia de Estado”. Vale lembrar que Biden propôs formar de uma coalizão internacional para transferir US$ 20 bilhões (cerca de R$ 115 bilhões) ao Brasil para a preservação da Amazônia. Foi a 1ª vez que Bolsonaro se refere indiretamente a Biden depois de a mídia norte-americana declarar a vitória do postulante democrata.

Ex-vice é condenado a pagar indenização à ex-prefeita

Na cidade de Santo Antônio de Lisboa, no Piauí, o ex-vice prefeito,Valmir Barbosa, condenado a pagar R$ 20 mil para a ex-prefeita Francisca Ivete, após acusá-la, por improbidade administrativa. A ação foi desencadeada de um depósito referente referente a uma obra no povoado Baixa Grande, na conta de Barbosa. 

Continue Lendo

Em Pauta!

Escolha do novo reitor da Ufpi pode ser definida hoje

Redação Encarando

Publicado

em

Foto: Reprodução

O nome do novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) pode ser anunciado nesta terça-feira (10). Segundo informações, o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, deve entregar hoje ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a lista com os nomes dos mais votados, entre eles estão, Gildásio Guedes, que teve mais votos nominais, e André Macedo, com maior número de votos no Conselho.

Dr. Pessoa terá que se explicar a promotoria

Dr. Pessoa (MDB) terá que se explicar à promotora, Giana Vieira de Carvalho, da 98ª zona eleitoral sobre a realização da campanha eleitoral mesmo quando ele alegou estar contaminado com o coronavírus. A representação foi protocolada pelo candidato, Mário Rogério (Cidadania), após o médico afirmar que não participou de um debate na TV por estar contaminado. Sendo assim, a promotora deu prazo de cinco dias, a contar da notificação, para Dr. Pessoa explicar a situação.

PP define meta nas eleições municipais visando 2022

O Progressistas, do senador Ciro Nogueira, planeja eleger de 80 a 90 prefeitos nos municípios do Piauí. A intenção, é fortalecer a sigla para o pleito de 2022, no qual o partido pretende lançar candidato à governo do estado.


Lojas do Centro de Teresina tem horários de funcionamento ampliado

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), assinou decreto que amplia os horários de funcionamento das lojas do Centro de Teresina. Agora, os estabelecimentos podem voltar a abrir em horário normal, das 08h às 18h. De acordo com a Prefeitura, a mudança acontece após os números de infecção pelo novo coronavírus se manterem estáveis na capital.

Estudos da vacina CoronaVac são interrompidos pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu os estudos clínicos da vacina contra a covid-19, CoronaVac. O anúncio foi feito na noite de ontem (09/11). De acordo com a justificativa utilizada pela Anvisa, a suspensão ocorre por causa de um “evento adverso grave”, do dia 29 de outubro, entretanto, não foi informado o que teria acontecido. Com a interrupção dos testes, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado com o imunizante, que no Brasil estava sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Falando em vacina…

O presidente Jair Bolsonaro garantiu que o governo irá adquirir vacinas contra a COVID-19, no entanto, voltou a defender que as pessoas não serão obrigadas a se vacinarem. A declaração aconteceu durante live realizada pelo presidente nesta segunda-feira (09).

Continue Lendo
Casas Duplex

Trending

Copyright © 2018 Encarando - Silas Freire. Todos os Direitos Reservados.
WhatsApp: 86. 98183-1178 / Fixo: 3234-9879
Email: encarando.com@gmail.com

WhatsApp chat