Altos fica no "quase" e fecha 9ª participação na Copa do Nordeste; confira retrospecto na competição

O Altos encerrou sua nona participação na Copa do Nordeste na sexta posição do Grupo A, com nove pontos conquistados. Apesar da vitória diante do Sport, por 1 a 0, na sétima rodada da competição, ficou a um ponto de avançar para o mata-mata. Em toda sua história, o Alviverde alcançou as quartas de final em duas edições: 2021 e 2024, sendo essa, a sua melhor campanha no torneio.

Elenco do Altos na Copa do Nordeste 2025 — Foto: Bebeto Pires

Elenco do Altos na Copa do Nordeste 2025 — Foto: Bebeto Pires

2017

Na sua primeira participação na Copa do Nordeste, o Altos foi eliminado na terceira posição do Grupo B, com sete pontos, ficando atrás do Fortaleza, que avançou para o mata-mata, pelo saldo de gols. Na campanha, a equipe obteve uma vitória, quatro empates e uma derrota.

2018

Na sua segunda aparição na Copa do Nordeste, o Jacaré novamente foi eliminado na fase de grupos. Porém, ficou em quarto e último lugar do Grupo C, com três pontos. Na campanha, a equipe obteve nenhuma vitória, três empates e três derrotas.

2019

Em 2019, o Altos caiu na fase de grupos pela terceira vez consecutiva na Copa do Nordeste. Dessa vez, o Alviverde foi o oitavo e último colocado do Grupo A, com apenas dois pontos. Na campanha, o clube não venceu uma partida e teve dois empates e seis derrotas.

2020

Em 2020, a equipe Alviverde foi eliminada pela primeira vez na fase preliminar da competição, conhecida como pré-Copa do Nordeste. Na oportunidade, o Altos foi derrotado pelo ABC por 2 a 1 no agregado. O Jacaré venceu a partida de ida, por 1 a 0, mas foi derrotado no jogo da volta para a equipe potiguar, por 2 a 0.

2021

Em 2021, o Alviverde alcançou sua melhor campanha na história da Copa do Nordeste: a equipe conseguiu a classificação para a fase de grupos após derrotar o Globo-RN, por 2 a 0, nas preliminares. Na sua campanha, o Altos avançou para as quartas na terceira posição do Grupo B, com 11 pontos (três vitórias, dois empates e três derrotas). Contudo, nas quartas de final, foi eliminado para o Vitória, por 2 a 1, no Barradão.

Time do Altos em jogo com o Ceará, pela Copa do Nordeste 2021 — Foto: Fábio Lima/ge Piauí

Time do Altos em jogo com o Ceará, pela Copa do Nordeste 2021 — Foto: Fábio Lima/ge Piauí

2022

Na sua sexta participação na Copa do Nordeste, o Jacaré voltou a ser eliminado na fase de grupos. Dessa vez, ficou na sétima colocação do Grupo C, com nove pontos conquistados. Na campanha, a equipe obteve duas vitórias, três empates e três derrotas.

2023

Em 2023, o Altos foi eliminado na fase preliminar da Copa do Nordeste pela primeira vez em sua história. Na oportunidade, o Jacaré foi derrotado por 4 a 1, para a Jacuipense, no estádio Valfredão, no interior baiano.

2024

Em 2024, o Jacaré novamente repetiu sua melhor campanha na Copa do Nordeste: a equipe conseguiu a classificação para a fase de grupos após derrotar o Santa Cruz e ASA, nas preliminares. Na campanha, o Altos avançou para as quartas na terceira posição do Grupo B, com oito pontos (uma vitória, cinco empates e duas derrotas). Contudo, nas quartas de final, foi goleado pelo Fortaleza, por 5 a 0, na Arena Castelão.

2025

E na campanha mais recente na Copa do Nordeste, em 2025, o Altos foi eliminado no Grupo A do torneio, com nove pontos conquistados, ficando atrás da zona de classificação para as quartas de final por apenas um ponto. Apesar da eliminação, a equipe Alviverde conquistou resultados positivos diante dos clubes da Série A do Brasileiro, como vitórias diante do Fortaleza e Sport, e um empate contra o Vitória.

Resumo das campanhas do Altos na Copa do Nordeste

  • 2017: Fase de grupos;
  • 2018: Fase de grupos;
  • 2019: Fase de grupos;
  • 2020: Fase preliminar;
  • 2021: Quartas de final;
  • 2022: Fase de grupos;
  • 2023: Fase preliminar;
  • 2024: Quartas de final;
  • 2025: Fase de grupos.

Elenco do Altos - Copa do Nordeste 2025 — Foto: Samuel Pereira/A.A Altos

Elenco do Altos - Copa do Nordeste 2025 — Foto: Samuel Pereira/A.A Altos

Até a estreia na Série D, o Altos vai ter duas semanas de trabalho até a Série D do Brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda vai definir os detalhes da disputa, que deve iniciar no dia 12 ou 13 de abril. O adversário do Alviverde na estreia do Grupo A2 da competição é o Maranhão, fora de casa.