
A Secretaria das Mulheres (Sempi) contribuiu, nessa quarta-feira (2), com o evento de acolhida dos calouros da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portella, a Acolhida Cultural #TônaUFPI. O evento reuniu uma série de apresentações culturais, atendimentos e feirinhas artísticas. As atividades da acolhida encerram nesta quinta-feira (3), com apresentações culturais e mais edições das feirinhas dos universitários. A programação completa pode ser visualizada aqui.
O momento ainda contou com um espaço para que a comunidade estudantil pudesse sanar dúvidas referentes a diversos temas. Dentre as temáticas expostas, a Sempi distribuiu materiais informativos sobre as tipificações de violências, assim como a exibição dos canais de ajuda, em caso de violência doméstica e familiar.
Na oportunidade, o Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (Cead/UFPI) lançou a cartilha“Violências de Gênero: Você sabe o que é? A quem recorrer?”, objetivando ampliar a conscientização sobre as violências de gênero que acometem mulheres dentro e fora do ambiente acadêmico.
A cartilha foi desenvolvida em parceria com o Movimento de Mulheres Olga Benário e possui informações como os diversos tipos de violência, dados da violência no Piauí, além de explicar o conceito de gênero e esclarecer mentiras sobre a violência contra a mulher.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPI, professora Waleska Albuquerque, a participação da Sempi no evento universitário contribui com o processo educativo e informativo de enfrentamento à violência contra as mulheres.
“Estamos reunidos para a primeira acolhida cultural, um momento especial dedicado a receber os alunos ingressantes de 2025.1. Este evento visa promover a integração entre todos os estudantes e estamos muito felizes em contar com a parceria da Secretaria da Mulher, que enriquece ainda mais essa experiência”, declarou a docente.
A iniciativa é uma colaboração entre as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Prexc), de Ensino de Graduação (Preg) e de Assistência Estudantil e Comunitária (Praec), ainda em parceria com a Secretaria das Mulheres.