
Nesta sexta-feira (25), a Diretoria de Desporto Escolar da Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi), esteve reunida com representantes de federações piauienses de modalidades esportivas que estarão em disputa nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) em 2025. O objetivo foi alinhar a parceria na organização, logística, coleta de dados e de informações e acompanhamento dos atletas para o evento, que acontece no período de 4 a 17 de agosto.
Nesta edição, 22 modalidades esportivas marcam presença, e suas respectivas federações desempenham um papel crucial no êxito dos jogos. Sua atuação abrange desde a mobilização e inscrição dos atletas até o suporte contínuo aos competidores federados ao longo de todo o período dos JEPIs, pois um atleta pode participar de diversos jogos dentro do campeonato, dependendo de seu desempenho na modalidade escolhida.
Representando a Federação de Karatê do Piauí (FKEPI), o presidente João Soares salientou o foco das federações nos jogos escolares. “Estamos trabalhando bastante, visando melhorar cada vez mais o esporte no nosso estado e fomentar o esporte escolar, que é a base de tudo, onde tudo inicia e onde surgem grandes atletas que possam nos representar a nível nacional e internacional”.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, esteve na reunião e disse que, com diálogo e união entre os parceiros, os JEPIs 2025 será um marco ainda maior no esporte escolar do Piauí. Ela também chamou a atenção para o apoio dado pelos parceiros na construção dos jogos. “Discutimos juntos a logística das disputas, o planejamento e a organização das federações para a coleta de dados e acompanhamento dos atletas, reforçando sempre o espírito de parceria que move esse grande projeto”.
O diretor de Desporto Escolar da Secepi, Adriano Dias, explicou que, além dos JEPIs, a pauta do encontro teve o interesse de fortalecer cada modalidade. “Ouvindo as suas demandas, fortalecendo nosso vínculo e passando informações sobre os principais programas que dispomos na Secretaria para cada modalidade esportiva”, disse.
De acordo com o coordenador Geral dos JEPIs, Reginaldo Fonseca, o calendário do evento também foi tratado na reunião, mas sempre tendo em vista as etapas nacionais dos jogos escolares, que acontecem no segundo período do ano. “As etapas seletivas, as classificatórias nos municípios já estão acontecendo nas redes municipais, estaduais e privadas de ensino dessas cidades. Os classificados nos municípios têm a chance de chegar até aos campeonatos internacionais escolares”.