As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público nesta quinta-feira, feriado nacional de 12 de outubro. Mas, na sexta-feira (13), o atendimento ao público nas agências ocorre normalmente.
Como alternativa, os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.
Tanto no sábado (14/10) quanto no domingo (15/10) as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes para a realização de transferências e pagamento de contas.
“Atualmente, 8 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 12 de outubro poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira (13). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
"Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos com código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, orienta o diretor.
As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estarão fechadas na quinta-feira (12) e na sexta-feira (13) por conta do feriado nacional, mas os canais remotos de atendimento permanecem disponíveis para esclarecer dúvidas ou fazer pedidos de benefícios.
Sexta-feira, dia seguinte ao feriado, será ponto facultativo para servidores públicos federais, conforme Portaria MGI nº 6.142, publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União.
Os agendamentos para esta data serão remarcados. Os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios e agendar serviços pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou por meio da Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Fonte; Agência Brasil