Themístocles Filho abre a 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II

O governador do Piauí em exercício, Themístocles Filho, abriu na noite desta quinta-feira (08), em Pedro II, norte do Piauí, a 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. A solenidade aconteceu na Praça Domingos Mourão e contou com a presença do secretário de Cultura, Carlos Anchieta, da prefeita da cidade, Betinha Brandão, além de deputados e outras autoridades.

Themístocles ressaltou que o festival fortalece o turismo de Pedro II, além de movimentar a economia da região, prejudicada após três anos sem o evento por conta da pandemia. Ele destacou a importância da parceria com os outros entes que realizam o festival. “Sem a parceria de todos era improvável acontecer o festival, que traz um turismo bem maior [nesses quatro dias]”, comentou o governador. Além do Governo do Piauí, realizam o evento o Sebrae e a Prefeitura de Pedro II.

Com o tema “Onde o Ritmo e a Emoção se Encontram”, o Festival acontece até domingo (11), com várias atrações locais e nacionais. O secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, comemora o retorno do evento após o período pandêmico. “Agora é hora de muita diversão, alegria, cultura e turismo em Pedro II, nesses dias do festival”, comentou.

Antes da solenidade, Themístocles Filho participou da inauguração do Instituto de Identificação Digital, dentro da Sala da Cidadania de Pedro II. O governador ressaltou a importância do novo documento emitido pelo Instituto. “É importante o cidadão ter o documento para se deslocar e exercer sua cidadania”, disse.

Pedro II ganha Centro Integrado de Segurança

O secretário de Segurança, Chico Lucas, afirmou que o Instituto vai emitir o novo documento digital que servirá como única identificação civil do cidadão, com a qual ele terá acesso a todos os serviços públicos. “O instituto já está dentro dos moldes da nova lei sancionada pelo Presidente Lula que determina um único documento de identificação”, afirmou o secretário.

Para a segurança da população e dos turistas, quase 300 policiais militares, bombeiros e civis estarão em Pedro II nos quatro dias do evento.  “Vão fazer a prevenção, orientação, tudo que o folião precisa para brincar com tranquilidade”, disse Chico Lucas.

O secretário destacou ainda a inauguração do Centro Integrado de Segurança em Pedro II, onde haverá atendimento em caso de violência. Para as mulheres, haverá uma sala específica, principalmente para dar apoio às vítimas de importunação sexual.