Artista Vicente de Paula morre aos 35 anos em hospital de Teresina


O jornalista, educador, produtor cultural e performance Vicente de Paula Nascimento Leite Filho, 35 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (19) após um mês internado em hospital particular de Teresina para o tratamento do câncer.

No início do ano, Vicente foi diagnosticado com câncer. Há um mês ele foi internado no hospital da Unimed e seu quadro de saúde se agravou, devido a um câncer agressivo, que chegou a usar aparelho para respirar. Os amigos fizeram campanha para doação de sangue, conseguindo várias bolsas e faziam rodízios para acompanha-lo no hospital. 

Vicente de Paula iniciou os trabalhos artísticos na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) onde se formou em jornalismo. Uma das peças mais conhecidas do Vicente é a “saga das calcinhas” em que estampa em camisetas frases e ilustrações sobre liberdade, combate à violência a mulher e contra o machismo. Na Ufpi pesquisou sobre os poetas jornalistas Mário Faustino e Patrícia Galvão (Pagu). Ele também desenvolve atividades sociais, teóricos, audiovisuais e artísticos relacionados com movimentos sociais, LGBTQIA+, meio ambiente, comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Em Amarante ajudou a criar o Casarão das Artes e atualmente estava se apresentando no grupo Bixanikas, que ajudou a fundar. 

Vicente de Paula é um artista provocador, inquieto e que ajudou na reflexão sobre o papel da cultura, da sexualidade e a questão etnia e gênero. 

A família organiza o velório para que amigos, familiares e admiradores se despeçam do artista. Amanhã acontece o sepultamento. 

Fonte: cidadeverde.com