Mãe é intimada após adolescentes acionarem totem de emergência do SPIA por brincadeira em Teresina

Uma mãe foi intimada pela Polícia Civil após dois adolescentes acionarem repetidas vezes, sem necessidade, um totem de emergência do Sistema de Policiamento por Inteligência Artificial (SPIA), em Teresina. O caso aconteceu nesta quarta-feira (20) e mobilizou equipes da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Segundo informações divulgadas pelas autoridades, os jovens apertaram o botão de emergência do equipamento por brincadeira. O sistema, que conta com monitoramento por câmeras e identificação em tempo real, permitiu que os adolescentes fossem localizados rapidamente pelas equipes de segurança.

Após a identificação, policiais foram até a residência da família e intimaram a mãe para comparecer à SSP acompanhada dos filhos. De acordo com o delegado Matheus Zanatta, o acionamento indevido do equipamento pode atrapalhar atendimentos reais de emergência e até configurar falsa comunicação de ocorrência. 

“Isso atrapalha o atendimento e impede uma pessoa que esteja realmente em situação de emergência de receber ajuda adequada”, afirmou o delegado. 

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a mãe reconheceu o erro cometido pelos adolescentes e afirmou compreender a atitude das autoridades. “Quando for uma emergência de verdade, vocês não vão saber”, declarou. 

Os totens inteligentes fazem parte do SPIA, programa da SSP-PI voltado ao monitoramento urbano e combate à criminalidade. Os equipamentos possuem câmeras e botão de emergência conectado diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle, permitindo o envio rápido de viaturas em casos de risco. Segundo a secretaria, 16 totens devem ser instalados em Teresina e Parnaíba.