
Na manhã desta sexta-feira (28), a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, promoveu a 3º edição do Congresso das Mulheres Policiais do Piauí, um evento dedicado ao fortalecimento da mulher na segurança pública e na sociedade.
O evento reuniu cerca de 400 profissionais da segurança pública, incluindo representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e Guarda Civil Municipal de Teresina, além de autoridades da área e demais convidados.
A programação contou com palestras de especialistas renomadas, abordando temas como felicidade e ciência do bem-estar, liderança feminina, saúde da mulher e sexualidade, relacionamentos abusivos e empoderamento financeiro. Além disso, foi disponibilizado um espaço voltado ao bem-estar das participantes, com diversos serviços de saúde, entre eles, atendimentos de enfermagem, como aferição de sinais vitais e aplicação de vacinas, além de fisioterapia com práticas integrativas. Também foram oferecidas avaliações nutricionais por bioimpedância e orientações da equipe de psicologia e serviço social.
“A medida que as policiais acessam esses atendimentos, elas passam a conhecer melhor os serviços disponíveis, tanto pelo programa “Cuidar para Proteger” quanto pelo Núcleo de Saúde do CAIS, fortalecendo a atenção à saúde das profissionais da segurança pública”, pontuou a gerente de Saúde da Diretoria de Gestão de Pessoa (DGP).
A coronel Najra Rodrigues, relações-públicas do Corpo de Bombeiros Militar, destacou que o evento tem crescido a cada edição e se consolidado como um espaço de integração entre as forças de segurança.
“Quem acompanhou esse crescimento percebe a grandiosidade que o evento tem tomado. É um momento importante para reunir representantes das forças policiais. Durante o encontro temos a oportunidade de compartilhar desafios, apoiar umas às outras e discutir ideias para ações positivas que podem ser replicadas em diferentes corporações. É um espaço de fortalecimento, aprendizado e, sobretudo, de sororidade. Precisamos impulsionar cada vez mais essa rede de apoio entre mulheres para conquistarmos espaços ainda maiores e mais representativos dentro das instituições de segurança”, pontuou a coronel.
“O Congresso das Mulheres é um espaço de troca de experiências e fortalecimento de amizades. Além disso, proporciona a oportunidade de reforçar a importância da nossa profissão, essencial para garantir a segurança da população. Sem dúvida, é um dia para ficar guardado na memória e no coração", finalizou a diretora de Proteção á Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DPMGV), delegada Bruna Verena.
Essa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da SSP-PI com a valorização das mulheres que atuam na segurança pública, proporcionando um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento de suas trajetórias profissionais e pessoais.