A divisão de vacinas da farmacêutica francesa Sanofi lançou uma nova vacina contra o vírus influenza, causador da gripe. A Efluelda, voltada ao público a partir de 60 anos, estará disponível nas clínicas particulares a partir de abril.
O preço médio, segundo a CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) será de R$ 162,93, considerando a alíquota de 18%. Assim, o preço vai variar de acordo com cada estado e de acordo com custos atrelados ao serviço de cada estabelecimento.
Ela é quadrivalente e protege contra duas cepas do Influenza A e duas do B. Apresenta quatro vezes mais antígenos a vacina de dose padrão tem 15 microgramas para cada cepa e a Efluelda, 60 e proporciona uma eficácia relativa de 24,2% a mais na proteção da população idosa, se comparada ao imunizante de de dose padrão.
Segundo nota técnica da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), a maior concentração de antígenos permitiu aumentar a resposta do sistema imunológico dos idosos à vacina, em especial contra o Influenza A (H3N2), mais comum e grave nesta parcela da população. A proteção para influenza e suas complicações oferecida pelas vacinas de dose padrão para a faixa etária é inferior à verificada em jovens.