Banco de Sangue de Teresina necessita de doações em caráter de urgência

Os estoques do GSH Banco de Sangue de Teresina estão em nível bastante crítico e precisa urgentemente de doações. Segundo a instituição, a quantidade de bolsas está 75% abaixo do nível ideal, por isso, doadores regulares e a população em geral estão sendo convocadas em caráter de urgência para efetuarem sua doação de sangue e salvar as milhares de vidas enfermas que dependem desse gesto solidário para se restabelecerem.

De acordo com Érica de Souza, líder de captação do Banco de Sangue de Teresina, todos os tipos sanguíneos são necessários. “Estamos recebendo apenas cerca de 10 a 15 doações por dia, quando o ideal são 60 coletas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às demandas dos hospitais. Esse número é muito baixo, sob risco de faltar bolsas de sangue para atendermos nossos pacientes”, afirma.

Érika de Souza reforça que essa situação se agrava quando há feriados prolongados, registrando uma queda acentuada nas doações em todos os Bancos de Sangue do país, pois as pessoas viajam e se esquecem de doar sangue. “Nas próximas semanas teremos mais feriados e isso para nós é preocupante. É importante que as pessoas tenham seus momentos de lazer e descanso, mas que não se esqueçam de doar sangue”, ressalta Érica.

Onde doar?

A unidade do Banco de Sangue funciona de segunda a sábado, das 7h às 13h, inclusive aos feriados, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) - 3º andar (Prédio do Ambulatório Hospital São Marcos -- Ala B). O local dispõe de estacionamento gratuito para os doadores.