Polícia Civil prende homem por homicídio ocorrido no interior do Piauí

A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da Delegacia Seccional de Paulistana, deu cumprimento, na última semana, ao mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de iniciais J.P.B., de 48 anos de idade, pelo crime de homicídio qualificado ocorrido há 25 anos na localidade de Juazeiro Secundo, na zona rural de Jacobina do Piauí. O homem foi preso na cidade de Maringá (PR). A ação contou com o apoio da Polícia Civil de São Paulo e do Batalhão de Choque de Maringá.

Após um trabalho minucioso de investigação e inteligência do setor de investigação da Delegacia Seccional de Paulistana, com troca de informações entre o Núcleo de Inteligência da 17ª Coorpin da Polícia Civil da Bahia, da Polícia Civil de São Paulo e do Grupamento de Choque da cidade de Maringá, J.P.B. foi localizado na cidade de Maringá.

Entenda o caso: no dia 20 de fevereiro de 2000, por volta das 20h45, na localidade de Juazeiro Secundo, zona rural de Jacobina do Piauí, um homem identificado como Luís Fernando Pereira Damasceno foi atingido por cinco disparos de arma de fogo – um revólver calibre .38 -, disparados pelos indivíduos J.P.B. e R.B.. Em virtude dos ferimentos, a vítima faleceu no local. Os suspeitos executaram o crime sem oferecer à vítima qualquer possibilidade de defesa, fugindo do local do ocorrido em seguida.

Ao tomar conhecimento dos fatos e da existência do mandado de prisão, o setor de investigação da Delegacia Seccional de Paulistana iniciou diligências para identificar e localizar os investigados. Constatou-se, contudo, que os mandados apresentavam os nomes dos suspeitos incorretos e não continham qualquer documentação de identificação, o que inviabilizava a prisão. Diante disso, foram realizadas diligências para apurar a verdadeira qualificação dos investigados através de trocas de informações com o setor de inteligência da 17º Coorpin da Polícia Civil da Bahia, da Polícia Civil de São Paulo e da Polícia Militar do Paraná.

Uma vez obtidos os dados corretos, elaborou-se Boletim de Ocorrência e Relatório de Missão informando as medidas adotadas e fornecendo a qualificação precisa dos suspeitos, a fim de que o Poder Judiciário promovesse a retificação dos mandados. Paralelamente, os investigadores da Delegacia Seccional de Paulistana conduziram buscas para apurar o paradeiro dos investigados, contando com o apoio das instituições dos estados citados. Verificou-se que o indivíduo J.P.B. residia na cidade de Maringá, enquanto seu irmão, R.B., encontrava-se em São Paulo (SP). Para efetivar as prisões, a equipe estabeleceu contato com as polícias locais desses estados, solicitando a captura dos referidos indivíduos.

Diante disso, em 25 de abril de 2025, aproximadamente às 18h10, policiais militares do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Paraná (4º Batalhão de Polícia Militar – PR) efetuaram a prisão de J.P.B.. Quanto ao suspeito R.B., as diligências para sua localização e captura permanecem em andamento pela Polícia Civil de São Paulo.